O seu assistente de condução pessoal

Permita-nos apresentar o Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC, Adaptive Cruise Control), um dos nossos sistemas mais avançados a bordo, concebido para reduzir os factores de stress e aumentar o seu conforto como condutor, através de um novo e inteligente sistema electrónico.

O ACC é um sistema que emprega sensores para detectar se o seu camião se está a aproximar do veículo à sua frente. A velocidade do veículo em relação ao tráfego à sua frente é ajustada através da redução da distribuição de combustível, e ao accionar o retardador e o travão de motor. Se o retardador e o travão de motor não conseguirem travar o suficiente para evitar que o camião se aproxime demasiado depressa do veículo à sua frente, o condutor recebe um aviso, o qual lhe permite fazer ele próprio a travagem. Isto reduz o risco de determinados acidentes motivados por esta causa.

 

Também existe a função de teclado Assistência no Arranque em Rampa (Hill Start Aid), a qual permite ao condutor manter a pressão no travão enquanto retira o seu pé do pedal do travão para o colocar no acelerador, quando inicia a marcha num declive ascendente. Isto não é apenas conveniente e relaxante, mas aumenta igualmente a segurança.

O ACC revelou-se particularmente útil em percursos de longo curso que envolvem uma grande quantidade de condução em vias rápidas e auto-estradas, e também para minimizar os factores de stress, naturalmente. O ACC também é um primeiro passo no desenvolvimento daquilo a que nós, na Volvo Trucks, nos referimos como "Conservação da distância de segurança". Actualmente, já estão a ser dados os passos seguintes.