O I-See poupa combustível

O I-See tem um banco de poupança de combustível

Desde que foi inicialmente lançado, o I-See já deu outro salto em direcção ao objectivo de poupar combustível. Continua a utilizar informações sobre topografia da estrada para optimizar a eficiência do combustível, mas agora armazena e obtém os valiosos dados na sua própria nuvem. E a base de dados do I-See terá brevemente todas as estatísticas de que um camião pode precisar – dado que será partilhada e desenvolvida por todos os veículos com I-See.

Poupe até 5%

INCLINAÇÕES LIGEIRAS E GRANDES SUBIDAS
Informações como a inclinação da estrada são utilizadas pelo I-See para gerir a velocidade e as mudanças do camião da forma mais económica em termos de consumo. Isso tira partido da energia cinética e poupa até 5 por cento de combustível quando activado. As maiores poupanças ocorrem em inclinações suaves, mas o I-See poupa combustível em todos os tipos de inclinações. Numa inclinação normal, isso acontece em 6 fases distintas:

Começa por ganhar velocidade para subir o mais possível na mudança mais alta. Quando se aproximar do topo da subida, este sistema evita engrenar uma mudança mais baixa, utilizando energia cinética para ultrapassar o topo. Depois de atingir o topo, permite que a velocidade baixe um pouco, antecipando a descida. Depois começa a descer em roda livre em ponto-morto. Depois, começa a utilizar a travagem do motor para limitar a velocidade. Na parte mais baixa da descida, o camião pode circular em roda livre e ponto-morto mais uma vez – para ganhar velocidade para a próxima subida.

O BANCO DE DADOS
Para manter o veículo actualizado nas subidas seguintes, o I-See utiliza tecnologia GPRS/3G para transferir os dados necessários para as subidas mais próximas do seu percurso. Se o camião se aproximar de uma inclinação que ainda não está na base de dados, registará e guardará os dados necessários na memória de trabalho. As informações serão depois enviadas automaticamente para a base de dados do I-See para que estejam disponíveis para o próximo utilizador do I-See. Desta forma, é possível que cada camião consiga o máximo de poupança de combustível no primeiro serviço numa determinada área.

Todas as gotas contam

POUPA NAS 3500 INCLINAÇÕES MAIS IMPORTANTES
Mesmo sem um cartão SIM activo, o I-See consegue poupar combustível da mesma forma para todas as subidas armazenadas na memória de trabalho. E como memoriza as 3500 subidas mais importantes com base em poupança de combustível e frequência de circulação, a maior parte dos camiões com rotas regulares poderão conseguir a máxima poupança de combustível no final de cada viagem.

TECNOLOGIAS
O I-See consegue optimizar a eficiência de combustível, trabalhando em conjunto com a transmissão I-Shift e o motor. A plataforma de comunicação do camião, a Gateway de Telemetria, é responsável por transmitir os dados de inclinação entre o camião e a base de dados do I-See. Anders Eriksson, responsável pelo desenvolvimento do I-See na Volvo Trucks, explica: “Como conhece as inclinações da estrada à sua frente, pode indicar ao motor e à transmissão I-Shift o que fazer para tirar o máximo partido da energia cinética. Desta forma, o I-See simula os padrões de condução de um bom motorista. Mas nem mesmo o melhor motorista consegue manter esta situação horas a fio.”

QUANDO O BANCO ABRE
O I-See está disponível com linhas motrizes Euro 5 e Euro 6 e todos os veículos encomendados com I-See terão a funcionalidade adicional da base de dados do I-See, o que significa que brevemente os clientes da Volvo terão acesso a poupanças de combustível sem paralelo. Ou, como diz Anders Eriksson: “As principais estradas devem ser mapeadas semanas ou até dias após o lançamento. Assim, todos os camiões com I-See podem começar a poupar combustível de imediato”.