Tarefas mais diversificadas para veículos a gás – com o Volvo FM Metano-Diesel

Quando é que um motor diesel será o ultimo grito da tecnologia de gás metano? Este Verão – quando os primeiros camiões FM Metano-Diesel produzidos em série começarem a operar em três mercados seleccionados. Desde o primeiro dia, os novos camiões Volvo serão únicos na utilização do gás metano (sob a forma de LNG ou CNG) como combustível em transportes de longo curso, abrindo a porta a uma maior economia de combustível e a menores emissões de CO2.

PARA TIRAR O MÁXIMO PARTIDO DO GÁS METANO, ESTE É UTILIZADO NUM MOTOR DIESEL
A nossa bem sucedida tecnologia diesel Euro 5 está muito à frente dos motores a gás convencionais no que toca à sua eficiência e características de condução. compor comparação com o diesel, o biogás fabricado pelo homem pode reduzir as emissões de CO2 até 70%. Então como tirar o máximo partido destes dois mundos?Começamos por utilizar uma pequena quantidade de diesel para dar início à combustão sendo depois injectado o gás metano. Consegue-se assim tirar o máximo partido de um motor de ciclo diesel – poupando até 25% de gás em comparação com os motores a gás convencionais com ignição por faísca. O gás metano injectado nos cilindros substitui grande parte do diesel que seria utilizado, mantendo-se o desempenho que se espera de um diesel.

OS TRANSPORTES DE LONGO CURSO MOVIDOS A GÁS ACABARAM DE COMEÇAR
Até agora, viagens mais longas eram impensáveis para camiões a gás. Mas o aumento de eficácia da nossa tecnologia metano-diesel aumenta a distância operacional para 500 km, subindo gradualmente para 800 km. Para melhorar ainda mais a situação, pode sempre utilizar exclusivamente diesel se o gás estiver temporariamente indisponível.


diagram Distância operacional estimada para diferentes tipos de camiões a gás. 

“Combinando as vantagens do gás e a eficiência de um motor diesel, o FM Metano-Diesel é 30 a 40% mais eficiente do que motor a gás convencional, baseado no ciclo Otto. Mais ainda, tem o desempenho de um motor diesel e funciona a diesel quando não é possível ter gás.’’

Lars Mårtensson, Director do Departamento Ambiental da Volvo Trucks.
Volvo FM every drop counts 

100 CAMIÕES A GÁS DA VOLVO NO VERÃO DE 2011

Os testes foram realizados no Norte da Europa. A partir desde Verão, pode esperar ver o Volvo FM Metano-Diesel na Holanda, na Suécia e no Reino Unido. Em 2012, a produção será aumentada para 600 camiões e serão adicionados mais mercados.

METANO: UMA ALTERNATIVA ACESSÍVEL E RENOVÁVEL
O gás já está disponível em forma líquida (LNG) e pressurizada (CNG) em muitos países. Quando obtido a partir de resíduos biológicos, o gás metano reduz as emissões de CO2 até 70% quando comparado com o diesel – o que explica o facto de a produção estar a crescer. Mesmo a utilização de metano de origem fóssil (ex: Gás Natural) reduz as emissões de CO2 até 20%. 

 Contacte o seu concessionário para verificar disponibilidade.