LKS - Monitorização da faixa de rodagem

Mantenha-se no meio da estrada

Está agora disponível um sistema automático que o ajuda a monitorizar a posição do camião na estrada. Caso se aproxime demasiado do limite da estrada ou da linha divisória central, será avisado por um sinal sonoro. A Monitorização da faixa de rodagem (LKS) ajuda-o quando se distrair.

O sistema LKS serve de apoio ao condutor, alertando-o quando o camião sai não intencionalmente da faixa de rodagem actual. As aplicações principais são nos segmentos de longo curso quando o camião é conduzido a uma velocidade de cruzeiro constante em ambientes monótonos de trânsito.


 

As principais componentes do sistema LKS são uma câmara, um processador e uma unidade de comando. A câmara filma continuamente as marcações da estrada. As informações são transmitidas e processadas pela unidade de comando, a qual está ligada, por exemplo, ao velocímetro, sinal de travagem e indicador de mudança de direcção. Quando são preenchidos diversos critérios indicativos de que o camião se está a desviar de forma não intencional da faixa de rodagem, a unidade de comando emite um sinal de aviso.

O sistema LKS é activado ou desactivado facilmente através de um botão no painel de instrumentos.