A Volvo está preparada para a norma Euro 6. Aqui está o D13K460.

A norma Euro 6 está a aproximar-se. É a mais exigente norma de emissões da Europa até hoje. O D13K460 é o nosso primeiro motor a cumprir as exigências. Sem comprometer nada. Aqui estão os factos. I-Torque. A nossa nova transmissão para a norma Euro 6.
Muito antes de a norma Euro 6 se tornar obrigatória, é lançada a nossa nova transmissão. Chamamos-lhe I-Torque. Entre os destaques estão uma nova geração de I-Shift e um desempenho em termos de combustível que antes julgaria impossível. Saiba mais sobre a I-Torque.

O que é a norma Euro 6?

Em comparação com a norma anterior, a Euro 6 visa sobretudo dois tipos de emissões: óxidos de azoto (NOX) e matéria em partículas (PM).

Os limites são extremamente rígidos:

  • O NOX é reduzido em 80% – para 0,40 g/kWh (ciclo estável)
  • O NOX é reduzido em 77% – para 0,46 g/kWh (ciclo transiente)
  • A PM é reduzida em 50% – para 0,01 g/kWh

Esta última é ainda mais exigente, dado que, para além do peso, também o número de partículas conta. Para cumprir esta exigência, é necessário um Filtro de Partículas Diesel (DPF) para capturar até as partículas mais pequenas.

A norma Euro 6 passa a ser obrigatória para todos os camiões pesados novos a partir de 1 de Janeiro de 2014. Mas poderá ser uma boa opção investir na nova tecnologia antes dessa data.

Porquê investir na norma Euro 6 antes de 2014?

Estar entre os primeiros a investir num camião com certificação Euro 6 tem as suas vantagens. Para começar, pode estar certo de que irá usufruir de todos os incentivos disponíveis nos diferentes mercados.

Mas também poderá conseguir uma preciosa vantagem sobre a concorrência. Cada vez mais os clientes consideram os factores ambientais determinantes quando escolhem um fornecedor.

Curva de potência e binário do D13K460 Euro 6

D13K460 – muitas novidades, mas poucas diferenças

Excluindo o facto de ser consideravelmente mais limpo, não notará muitas diferenças entre o D13K460 e o seu equivalente para a norma Euro 5.

As curvas de potência e binário são semelhantes, proporcionando as mesmas excelentes características de condução. E o consumo de combustível é quase igual.

Além disso, o filtro de partículas regenera-se em condições de condução normais, sendo mudado nos intervalos de manutenção normais.



A nossa solução para a norma Euro 6

A Redução Catalítica Selectiva (SCR) foi a nossa escolha para a norma Euro 4 e Euro 5. Refinámos agora esta tecnologia ainda mais para cumprir a norma Euro 6 sem comprometer o desempenho do motor.

Para manter os níveis de NOX baixos, acrescentámos ao motor um sistema EGR (Recirculação de Gases de Escape) não refrigerado. Este sistema garante a manutenção das características de condução, optimizando a temperatura dos gases de escape e os níveis de NOX para um pós-tratamento eficiente.

Para além do catalisador SCR, o sistema de pós-tratamento foi equipado com um DOC (Catalisador de Oxidação Diesel), um Filtro de Partículas Diesel (DPF) e um Catalisador com Revestimento de Amónio (ASC) – tudo no mesmo silenciador. Quer saber como funciona? Veja a animação na parte superior desta página.
Diagrama de emissões da norma Euro 6
Ilustração técnica da solução Euro 6 da Volvo