Um oásis numa
auto-estrada deserta

Uma cabina bem equipada e confortável é muito mais do que conforto – é uma vantagem competitiva. Na procura dos motoristas mais qualificados, uma cabina confortável tem cada vez mais valor.

Quando um motorista consegue descontrair e dormir bem à noite, isso nota-se nos registos. Nota-se maior eficácia, menos lesões, menos danos nos camiões e mais entregas atempadas.

"Um motorista descansado comete menos erros e muito simplesmente custa menos dinheiro", diz Rikard Orell, director de design da Volvo Trucks. Além disso, uma boa cabina tem espaço para trabalho e lazer. Esse foi o objectivo com o novo Volvo FH.

Um melhor equilíbrio da vida profissional

"Comparámos a cabina com um hotel de negócios. Deve ser limpa, arrumada e efectiva, mas ao mesmo tempo acolhedora”, diz Carina Byström, responsável pelo design de interiores da Volvo Trucks. Um dos objectivos foi criar um ambiente calmo. É por isso que a cabina é dominada por superfícies suaves e limpas e formas amplas.

O design até ajuda o motorista a gerir longos períodos de tempo sem ter de parar muitas vezes.
"É por isso que é importante ter uma vasta gama de possibilidades de ajuste no banco e no volante, bem como ter comida e bebida sempre à mão", diz Carina Byström.

Mais como em casa

Apesar de passarem a maior parte do tempo no interior da cabina, os motoristas também têm de passar algum tempo no exterior. Ao carregar e ao montar o atrelado, por exemplo. Em dias chuvosos, o motorista molha-se. Depois, começar o dia com roupas secas pode salvar o dia.

Secador de roupa O secador é um saco de tecido com uma ventoinha no fundo. Quando não está a ser utilizado, só tem de o dobrar e arrumar. Isto significa que não ocupa quase nenhum espaço na cabina", diz Peter Johansson, responsável pela ergonomia da Volvo Trucks.

A nova cama é outro dos melhoramentos. Tem um colchão mais confortável e ficou mais larga onde é necessário: 4 centímetros na zona da cabeça e 5,5 centímetros na zona das ancas. A zona dos pés, por outro lado, ficou 4 centímetros mais estreita para aumentar o espaço para o banco do motorista. "Pode não parecer muito, apenas alguns centímetros, mas são centímetros importantes. A cama parece muito maior no novo Volvo FH", afirma Peter Johansson.

A luz adequada

"Tentámos eliminar todas as sombras na cabina posicionando melhor as luzes. Para evitar o encandeamento, utilizámos muita luz indirecta. Um dos exemplos é a luz de entrada que ilumina os degraus sem encandear os olhos", explica Peter Johansson. Os espaços para arrumos também têm uma iluminação melhor. Nos compartimentos por cima da cama, as luzes acendem-se automaticamente ao abrir a saída de emergência.

Ao conduzir no escuro, tem a vantagem da iluminação nocturna melhorada – luzes LED vermelhas que permitem dispor de iluminação sem prejudicar a visão nocturna. "O controlo da iluminação a partir da cama também foi melhorado. Com o novo painel de controlo, é até possível regular a iluminação ou escolher um dos níveis definidos nos interruptores de luz", diz Peter Johansson.
6
Instalações