100% de disponibilidade – uma promessa de ouro

Algumas promessas são fáceis de cumprir. Outras podem parecer boas demais para serem verdade. Decidimos investigar a que categoria pertence a nova promessa da Volvo. Falámos com o director de serviços Christian Gustavsson e o director de soluções de transporte Jarkko Aine para obter respostas. “A Volvo não faz promessas que não possa cumprir”, diz Jarkko Aine.

Segundo Jarkko Aine, o segredo é “proactividade com conectividade”. É isso que dá ao fabricante de camiões sueco a confiança para oferecer aos clientes o novo Contrato de Assistência Gold, que promete 100 por cento de período operacional. “Temos muita confiança na nossa tecnologia, sabendo que é testada rigorosamente, mas também apoiada por uma extensa rede de oficinas em toda a Europa”, diz Jarkko Aine.

Fique parado o menor tempo possível

“Isso mesmo”, diz Christian Gustavsson, “está preto no branco no contrato. A Promessa de Disponibilidade diz que, em caso de paragem, somos responsáveis por recolocar o camião a circular sem atrasos. Na verdade, este sempre foi o nosso objectivo, mas temos cada vez maior confiança nos nossos produtos.”

Módulo de Comunicação Telemática – a base da promessa

O Volvo FM está equipado com uma unidade avançada de comunicações chamada Módulo de Comunicação Telemática que está sempre atenta os componentes vitais do camião. “Dá-nos a oportunidade de proceder a uma manutenção baseada em dados reais, em vez de seguir um plano que retire o camião da estrada quando não é necessário. O camião pode ser sujeito a manutenção quando não é necessário”, diz Christian Gustavsson. “Quando as pastilhas dos travões ou outros componentes chave estão em melhores condições do que o esperado, a oficina pode ajustar o plano de manutenção. Isso tem um efeito positivo na rentabilidade.”

Carregue num botão e a Volvo responde no seu idioma

Quando dizemos que até o camião com o melhor design e a melhor manutenção pode parar de forma repentina e imprevista, Christian Gustavsson concorda. “É muito improvável, mas obviamente que nos preparámos para isso – pelo que, mesmo que o camião tenha uma avaria imprevista, a transportadora não terá de perder a cabeça”, acrescenta. “Em caso de paragem imprevista, o motorista só tem de pressionar o botão VAS. Isso disponibilizará automaticamente uma linha directa para o Volvo Action Service On Call, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano – com mais de 1.100 oficinas autorizadas em toda a Europa. O motorista é ligado a um operador que fala o seu idioma.”


100% de disponibilidade – uma promessa de ouro


Um técnico digital a bordo

Curiosos relativamente ao botão VAS, perguntámos a Christian Gustavsson o que acontece realmente depois de pressionado. “O Módulo de Comunicação Telemática envia os códigos de avaria diagnósticos e o GPS do camião fica coordenado com o Volvo Action Service. Contactam a oficina Volvo mais próxima, para que as ferramentas e peças adequadas possam ser rapidamente enviadas num veículo de assistência com um técnico com a formação correcta. O resultado é uma reparação rápida e um regresso célere à estrada.

Naturalmente, o botão VAS também pode ser utilizado noutras circunstâncias – por exemplo, se o camião tiver uma avaria. Queremos apenas que os motoristas e as transportadoras saibam que podemos ajudar”, conclui Christian Gustavsson.

Calcule quanto dinheiro 100% de disponibilidade pode poupar

10
Disponibilidade