Raio de viragem do Volvo FMX
Poupe dinheiro – poupe a direcção

Para uma capacidade de manobra extrema, nada bate a colocação estratégica de dois ou três eixos com viragem. Agora o conceito de Tridem está disponível com a nova suspensão pneumática, concebida especificamente para trabalhos de construção.

Raios de viragem mais apertados não são úteis apenas em espaços apertados. O planificador estratégico, Peter Frleta, explica como a maior poupança acaba por ser muitas vezes em termos de tempo. “Não precisa ser uma inversão de marcha, bastando uma curva apertada no estrada para ter de parar, virar, fazer marcha-atrás e virar de novo. Mas com o Tridem, isso raramente é um problema. Significa até que pode entrar numa pequena área residencial e descarregar num jardim”. E o tempo poupado quando se vira aumenta a produtividade do operador.

A estabilidade de basculação é excelente

Tridem com suspensão pneumática

“Recomendamos o Tridem para trabalhos de construção em estrada e gravilha. Com a nova suspensão pneumática e o aumento da distância ao solo, o camião é muito versátil. E com fortes barras estabilizadoras em três eixos mesmo abaixo da carga, a estabilidade de basculação é excelente”, diz Peter Frleta enquanto o planificador de produtos, Bosse Franzon, entra na sala.

“Se tiver descarregado e elevar um eixo "morto" para poupar combustível, também ficará com uma melhor tracção nas rodas motrizes. Por outro lado, a combinação de maior distância ao solo e eixo "morto" elevado facilita a subida de inclinações mais íngremes sem ficar preso.”

Bosse Franzon

Na estrada e parcialmente fora da estrada

“Normalmente, um bloqueio do diferencial entre eixos é suficiente para o Tridem ultrapassar terreno muito escorregadio”, diz Peter Frleta. “E, se também tiver de conduzir em estrada, terá o melhor de dois mundos. Capacidade de manobra com conforto num estaleiro de construção caótico e capacidade de manobra com um menor consumo de combustível na estrada.”

Poupança de combustível e o motorista

Dado que o trabalho de construção costuma significar conduzir descarregado, pelo menos, metade do tempo, a oportunidade de elevar um eixo pode representar importantes poupanças de combustível. E, considerando o desconforto dos solavancos de um estaleiro de construção com um camião vazio, a suspensão pneumática pode poupar muito desgaste ao motorista.

A última palavra

Bosse Franzon explica que o conceito de Tridem tem origem na Escandinávia e que a Suécia é um dos países que costuma começar um novo projecto de construção pela estrada. “A beleza do Tridem é o facto de poder ser utilizado de forma eficiente em diferentes superfícies e situações – mesmo nos cantos mais apertados.”

Nesta altura, Peter Frleta levanta o punho e diz: “Mais eixos para a construção”.

Saiba mais sobre os vários eixos direccionáveis disponíveis.

4
Tridem