pressreleases - Notícias Volvo : SUÉCIA VEÍCULOS - CONCESSIONÁRIO VOLVO
10/6/2013

Livro mostra ações que estimulam a segurança no trânsito no Brasil



O que é preciso para criar cultura de segurança no trânsito no Brasil? Para o especialista e consultor de segurança no trânsito, J. Pedro Corrêa, é necessário comprometimento para colocar em prática um plano de ação com objetivos concretos e de longo prazo, a exemplo do que fazem os países desenvolvidos.

De acordo com o especialista, sem uma cultura de educação nesta área, o Brasil terá dificuldades de se inserir como efetiva liderança mundial. "Para um país que quer crescer e ter lugar de destaque entre as maiores economias do mundo, é absolutamente indispensável ter um trânsito organizado e seguro", afirma J. Pedro Corrêa.  

Para mostrar exemplos bem sucedidos de disseminação da cultura de segurança no trânsito, ele lança no dia 10 de junho, em Curitiba, o livro "Cultura de Segurança no Trânsito - Casos brasileiros", com o patrocínio da Volvo, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura. O lançamento será no Teatro Regina Vogue, às 19h30.

No evento, o autor participa do debate "Como vai a cultura de segurança no trânsito de Curitiba", com o secretário de Trânsito de Curitiba Joel Kruger; o psicólogo Dionísio Banaszewski; e o diretor da Tecnodata Educacional, Celso Mariano.  O lançamento do livro faz parte da programação do projeto "Estação Volvo, é tempo de cultura em Curitiba".

"A segurança é um dos nossos valores essenciais, a Volvo contribui para mudar esta dura realidade do trânsito no Brasil. O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), é mais longa ação desenvolvida por uma empresa em prol do trânsito mais seguro. Nos orgulha apoiar uma iniciativa como esta do J. Pedro, de lançar um livro com o objetivo de propor ideias e mostrar que é possível sim construirmos um trânsito mais humano e seguro", afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.

O livro reúne dezenas de cases que tiveram resultados efetivos para a melhoria e disseminação da cultura de segurança no trânsito. Dividido em sete capítulos - arte, conhecimento, cultura, governo, informação, setor privado e sociedade - apresenta boas práticas de governos e grandes empresas, além de iniciativas individuais.

O objetivo do livro é apresentar exemplos que sirvam de inspiração e até mesmo possam ser copiados.  "A qualidade da educação no Brasil ainda deixa a desejar. Nos falta civismo e respeito, e isso reflete diretamente no trânsito. Portanto, acredito que é fundamental disseminar práticas que estimulem a cultura da segurança no trânsito para diminuir a distância que nos separa dos países desenvolvidos. Temos um longo caminho pela frente, mas, na minha opinião, o país está pronto para essa virada", diz o autor.

Os cases retratados no livro foram selecionados a partir dos inscritos nas edições do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, uma das ações realizadas pelo PVST, que tem como proposta reconhecer e dar visibilidade a iniciativas da sociedade que contribuem para um trânsito mais seguro.
 

Sobre o PVST
 
Ao longo dos últimos 25 anos, o PVST vem mobilizando governos, órgãos de trânsito, empresas, entidades de classe, veículos de comunicação, escolas, universidade e a sociedade como um todo em favor da causa do trânsito.
 
A mobilização é feita por meio de seminários, debates técnicos, programa de desenvolvimento de motoristas profissionais, festivais de teatro, campanhas internas com os funcionários, educação de trânsito em escolas, livros, entre outras ações em favor da vida e para um trânsito mais seguro e humano.
 

Sobre o autor
 
J. Pedro Corrêa é especialista em segurança no trânsito e consultor de programas de trânsito. Jornalista e Relações Públicas atuou em rádio, jornal e televisão, além de ter uma ampla experiência em comunicação empresarial. Foi gerente de comunicação da Volvo do Brasil por 15 anos e criador do PVST, que já completou 25 anos de atuação, onde até hoje atua como consultor.
 
 
Data: 10 de junho
Hora: 19h30
Local: Teatro Regina Vogue
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775  (Shopping Estação, 2º Piso)
Entrada gratuita

Acesse o álbum de imagens deste release no Flickr

Mais informações, Milena Miziara - Volvo do Brasil Assessoria de Imprensa - Comunicação Corporativa Tel.: +55 41 3317- 4255 - E-mail: milena.miziara@volvo.com

Registre-se para receber Notícias da Volvo Caminhões

Você gostarai de ser avisado por e-mail e/ou telefone celular quando a Volvo Caminhões publicar notícias nesta página ou em nosso portal WAP? Por favor, preencha abaixo seu nome, empresa, endereço de e-mail e/ou número de telefone celular.

  •  
  •  
  •  
  •  

Clicando aqui, você permite à Volvo Caminhões manter seus dados pessoais e utilizá-los para os propósitos relacionados à sua consulta.