Segurança, colisão frontal

Como primeiro fabricante de camiões pesados no mundo, a Volvo introduziu o airbag do condutor em 1994.

O airbag é uma almofada com gás que enche muito rapidamente a partir de um encaixe no centro volante na eventualidade de um choque frontal, protegendo desta forma o condutor das forças de uma colisão frontal.

O nosso airbag é concebido para reduzir as lesões, impedindo que a cabeça e peito do condutor atinjam o volante, o painel de instrumentos ou o topo do pára-brisas. Só é activado em colisões frontais graves, quando o condutor com o cinto de segurança colocado necessita de protecção extra na parte superior do corpo.
 Funciona assim: Os sensores instalados na estrutura do veículo reagem a determinados tipos de impactos frontais e activam a bomba do airbag. A bomba envia automaticamente um pulso de gás de nitrogénio quente para a almofada, enchendo-a numa fracção de segundo. A almofada sustém o movimento da cabeça e tronco do condutor. Cerca de um segundo mais tarde, o gás dissipa rapidamente através de pequenos orifícios no saco para se afastar.
 
Nota: Para o airbag funcionar eficazmente, é essencial que tenha sempre o cinto de segurança colocado. Um airbag é concebido para funcionar em conjunto com um cinto de segurança, não para o substituir.