Volvo FM - Caixa de velocidades 1

Caixa de velocidades

  • I-Shift
  • Vasta gama de caixas de velocidades manuais de 9 e 14 velocidades
  • Caixa de velocidades automática Powertronic de 6 velocidades

I-Shift
A I-Shift vai mudar a sua forma de conduzir. Trata-se de uma caixa de velocidades automática de 12 velocidades. Graças ao software inteligente, a I-Shift aplica sempre a mudança certa em todas as situações. Isso resulta num menor consumo de combustível, em melhores características de condução e facilita imenso o trabalho do motorista. A I-Shift é silenciosa e está mais compacta do que nunca, com um peso aproximadamente 70 kg mais leve do que o de uma caixa de velocidades manual.

Manual
Para satisfazer um conjunto diversificado de necessidades, o Volvo FM pode ser distribuído com diversas caixas de velocidades manuais de 9 ou 14 velocidades. Todas dispõem de assistência de sincronização e comando por cabos, o que resulta numa menor força de mudança de velocidades e em menos vibrações da alavanca. As caixas de velocidades split/range estão disponíveis em versões destinadas a diferentes níveis de binário do motor e, como opção, também com overdrive.

 

Powertronic
A transmissão Powertronic é uma transmissão automática planetária de seis velocidades, ideal para operações de distribuição. Pode agora ser combinada com todas as potências do motor. Com boas características de arranque e condução, tem dois modos de funcionamento, além da mudança de velocidades manual. A mudança de velocidade é efectuada sem interrupção de potência. A transmissão Powertronic também reduz a perda interna em subidas.