Segurança na cabina do Volvo FH

Segurança na cabina

Cabinas com capacidade de resistência ao choque
Entre os tipos de acidente mais frequentes, encontram-se a colisão frontal e o capotamento. Quando a cabina é atingida por um objecto exterior, a sua principal função é transferir a energia para trás, para conseguir manter um espaço de sobrevivência suficientemente amplo no interior.

Na Volvo Trucks, testamos exaustivamente as nossas cabinas numa série de sequências, incluindo o teste de pêndulo frontal. E todas as cabinas Volvo satisfazem as normas suecas de resistência de cabinas - as mais rigorosas em todo o mundo.

Absorver a energia do impacto
Existem forças extraordinárias envolvidas quando ocorre um acidente. O seu corpo será exposto a uma força que corresponderá possivelmente, no mínimo, a duas vezes o peso de todo o corpo. Uma pessoa que pese 100 kg está exposta a uma força igual a quatro toneladas quando viajar a 50 km/h. É por este motivo que se torna necessário que o interior da cabina tenha capacidade de absorção de energia, para resistir ao impacto do corpo humano.

Em todas as nossas cabinas, o volante e o painel de instrumentos têm a capacidade de absorção de energia, tal como o equipamento que se encontra à altura do joelho. Todos os tecidos dos estofos são igualmente feitos de materiais não inflamáveis.

Adicionalmente, os acessórios interiores, tais como o frigorífico e a máquina de café, são concebidos para estarem firmemente seguros à estrutura da cabina. Isto garante que estes se mantêm fixos na eventualidade de uma colisão ou de manobras de travagem de emergência.