Faróis do Volvo FM
Que a luz esteja consigo Luzes de Curvatura e Bi-Xenon

Tal como no Volvo FH, os faróis redesenhados irão mostrar-lhe o que se esconde mais à frente do camião – e a seguir à próxima curva.

Hanna Degerman é uma especialista em visibilidade empenhada em fazer com que seja mais fácil ver e ser visto ao conduzir o novo Volvo FM.

Mais forte, mais longo, mais amplo

“Decidimos ser o número um em termos de visibilidade”, diz Hanna Degerman, sem qualquer tipo de presunção. “Os motoristas do Volvo FM têm de ver bem em muitos ambientes diferentes – de auto-estradas e estradas secundárias a cidades e aldeias.” É por isso que a iluminação dos faróis é agora mais forte, mais longa e mais ampla. E, de acordo com Stig Elofsson, o engenheiro responsável pela iluminação, é uma melhoria radical.

“A intensidade da luz dos novos faróis é muito assinalável. Torna a condução no escuro menos cansativa para o motorista e aumenta a segurança de todos.”

Iluminam à esquerda, iluminam à direita

Hanna Degerman

À medida que o camião inicia uma curva na estrada, os faróis acendem-se automaticamente para iluminar a nova direcção. “Em zonas urbanizadas e em estradas secundárias, os faróis dinâmicos melhoram de forma considerável o campo de visão do motorista. Em noites escuras em que a visibilidade é piorada ainda mais pela chuva, tal permite eliminar muita tensão associada à condução. Já para não falar do risco de colisão com um utilizador da estrada não avistado”, diz Hanna Degerman.

A luz do dia na escuridão

Os faróis Bi-Xenon opcionais proporcionam um desempenho extremamente elevado, sendo particularmente bons para motoristas mais antigos com olhos cansados, como Stig Elofsson. “Têm o dobro da intensidade da luz do halogéneo e uma temperatura de cores totalmente diferente – é como conduzir de dia”, diz Stig Elofsson. O seu rosto ilumina-se, “Pode-se conduzir para sempre com estes faróis”.

Cantos mais visíveis

“Ao conduzir numa zona urbanizada, ver para onde vai raramente constitui um problema”, prossegue Stig Elofsson. “Mas ao fazer uma curva apertada, existe frequentemente um ângulo morto à frente da parte lateral da cabina. É aqui que entram em acção os faróis auxiliares de mudança de direcção: À medida que abranda e sinaliza a mudança de direcção, uma luz lateral na parte inferior do farol ilumina automaticamente a área. É uma grande ajuda em cidades e vilas”.

Faróis do Volvo FM

A cabina transforma-se num farol

Quando o camião está estacionado numa zona escura ou suspeita, as luzes de aproximação são o melhor amigo do motorista. Stig Elofsson explica como:

“Tal como um automóvel de passageiros, as luzes de aproximação são activadas com o controlo remoto da chave. Isto cria uma zona de luz em redor da cabina – e também do reboque, se estiver ligado. Ver a cabina iluminar-se como um farol pode ser muito reconfortante caso tenha receio de que haja alguém escondido nas sombras”.

O efeito de visibilidade

A questão mantém-se, o desempenho das novas luzes será suficiente para atingir o objectivo de visibilidade da empresa? Hanna Degerman acha que sim, “A iluminação do novo FM é tão boa ou melhor do que a de qualquer outro camião”.

Pode-se conduzir para sempre com estes faróis



6
Faróis