Escritório espaçoso com uma vista maravilhosa

O novo Volvo FM tem várias funções fundamentais a desempenhar. Uma delas é ser um escritório sobre rodas. Afinal, é onde os motoristas desempenham a sua actividade diária. Para ter uma ideia do novo ambiente do motorista, falámos com a planificadora de produtos Louise Karlsson e o director de dispositivos Malin Gabre.

Louise Karlsson explica a essência do pensamento que têm. “Todos os melhoramentos feitos na cabina foram pensados para maximizar a produtividade – com conforto.”

É mais fácil para o motorista entrar e sair

Banco do motorista do Volvo FM

Máximo conforto ao alcance

“O ambiente foi desenvolvido a pensar na facilidade de utilização”, diz Malin Gabre. “Os motoristas devem ter informações, controlos e hastes ao alcance para trabalharem devidamente”. O conceito de dar prioridade ao que é mais importante também inclui manómetros e controlos. “Informações vitais estão visíveis num relance”, explica Malin Gabre. O velocímetro, o tacómetro e outros manómetros fundamentais estão no campo de visão imediato do motorista. Informações utilizadas com menor frequência estão mais afastadas – para diminuir as distracções.”

Espaço para se deslocar

Os motoristas não têm todos o mesmo peso nem a mesma altura. Alguns precisam de mais espaço do que outros. “A cabina do novo Volvo FM foi concebida para facilitar o movimento… seja quem for o motorista”, diz Louise Karlsson. “É por isso que montámos vários controlos e interruptores no tablier, incluindo o controlo do I-shift, travão de estacionamento eléctrico e a porta USB. Além disso, foram concebidos para seguir a forma do painel de instrumentos – garantindo que não atrapalham. O compartimento para arrumos na porta também foi redesenhado, sendo mais fácil para o motorista entrar e sair do camião.”

A nova cabina também apresenta uma inovação chamada interruptores flexíveis que permite aos motoristas redispor e agrupar funções de acordo com as necessidades – independentemente da aplicação. “Contribui para a sensação de conforto e familiaridade na cabina”, diz Louise Karlsson.

A cabina vai fazer um checkup

Para garantir que o design da cabina está nos eixos, a Volvo fala com as pessoas cujas opiniões mais importam – os motoristas. “Juntamo-nos regularmente com os clientes para que os motoristas possam avaliar a nossa linha de pensamento. Assim podemos avaliar se as nossas ideias são suficientemente boas”, explica Louise Karlsson. “Os comentários que recebemos nestas reuniões foram fundamentais para optimizar o ambiente do motorista no novo Volvo FM.”

Local de trabalho do Volvo FM

Informações secundárias de importância fundamental

O Monitor de Informações Secundário (SID) está integrado no painel de instrumentos com um novo ecrã para uma navegação simples. Dispõe de áudio, telefone, comunicação Dynafleet e até quatro câmaras. “É uma solução melhor do que o actual ecrã retráctil porque não perturba o campo de visão do motorista”, diz Malin Gabre.

Não seria um camião Volvo se não tivesse uma gama de funcionalidades avançadas de segurança. “Incorporámos o Aviso de Colisão Frontal, o Controlo de Velocidade Adaptativo e o Sensor de Ângulo Morto, mesmo nas cabinas curtas.”

Ao alcance da mão

Os motoristas levam imensas coisas para a cabina para os ajudar no desempenho das suas funções. Desde canetas, pranchetas e telefones a copos, canecas e objectos pessoais. “Foi por isso que criámos mais espaços para arrumos”, diz Malin Gabre. “Também dispomos de vários acessórios para reforçar a sensação de um escritório sobre rodas – por exemplo, um suporte de PC e um cesto de lixo. Temos até um porta-garrafas retráctil com espaço suficiente para uma garrafa de 2 litros”, acrescenta Malin Gabre.

Malin Gabre

Novo volante

Como os motoristas passam a maior parte do dia a trabalhar ao volante, um número generoso de pegas é um alívio para ombros cansados. “O novo volante tem muitas alternativas de pegas, pelo que os motoristas encontrarão sempre uma confortável. Também colocámos mais funções no volante, permitindo ao motorista gerir instrumentos essenciais e o monitor secundário quase sem levantar um dedo”, diz Louise Karlsson.

Dar descanso aos travões

O Volvo FM tem um novo travão de estacionamento electrónico automático. “É uma excelente solução para motoristas têm de parar constantemente durante o turno”, explica Louise Karlsson. “O travão é activado assim que Pistola de ar do Volvo FMo motor é desligado. E não é preciso desactivá-lo. Isso é feito automaticamente quando se toca no pedal do acelerador.”

A sujidade desaparece com uma pistola apontada

O Volvo FM pode ser equipado com uma pistola de ar, alimentada por ar comprimido vindo do banco. Louise Karlsson explica, “É uma forma simples de manter os controlos e o painel de instrumentos limpos. Não existem soleiras nem extremidades na porta – por isso a sujidade pode ser eliminada pelo ar!”

Visão de 360 graus do interior da cabina do Volvo FM



7
Local de trabalho