Chassis feito para condições difíceis.

O novo Volvo FMX foi desenvolvido com um único objectivo em mente: ser o melhor camião e o mais adequado para trabalhos de construção. Para atingir este objectivo, criámos o chassis e suspensões de rodas capazes de suportar realmente as condições difíceis dos pisos de cascalho. Aqui estão alguns dos seus pontos fortes.

Alturas do chassis, aprox.

  • Médio: 900 mm
  • Alto: 1000 mm
  • Extra alto: 1200 mm
  • Extra alto: 1240 mm

Distâncias entre eixos

  • Tractor: 3000 a 4100 mm
  • Rígido: 3200 a 6700 mm

Veja as especificações completas do chassis



Suspensão pneumática traseira do Volvo FMX

Suspensão pneumática traseira.

A suspensão pneumática traseira foi desenvolvida especificamente para trabalhos de construção. Isto permite ajustar a distribuição da carga nos eixos. Reduz ao máximo as vibrações no camião e contribui para uma maior velocidade média sem colocar em risco a segurança do camião.

Saiba mais sobre a suspensão pneumática GRAS-G2.

Saiba as características da nova suspensão pneumática

Novo eixo dianteiro motriz do Volvo FMX

Tracção integral.

Se quiser ter a certeza de que sai de situações difíceis, opte pela configuração 4x4 ou 6x6. Em conjunto com a configuração 8x6 com eixo dianteiro motriz, que é actualmente a oferta de série da Volvo.

O novo eixo dianteiro motriz está colocado na mesma posição do eixo não motriz, 100 mm mais à frente, o que faz com que o ângulo de aproximação seja realmente prático e útil.

Saiba mais sobre a tracção integral e o eixo dianteiro motriz.

Saiba as características do novo eixo dianteiro motriz

Diversos eixos direccionáveis do Volvo FMX

Vários eixos direccionáveis.

Precisa de transportar cargas pesadas em caminhos estreitos e sinuosos? Nestas situações, os vários eixos direccionáveis podem ser a solução ideal. O 8x4 tridem com eixo dianteiro simples e eixo "morto" direccionável tem um raio de viragem extraordinariamente pequeno. O 8x4 com eixos dianteiros duplos é uma excelente opção para superstruturas com uma grua ou betoneira.

Saiba mais sobre os vários eixos direccionáveis.

O Gestor de Produto, Peter Frleta, explica como o Tridem permite poupar tempo e dinheiro

Configuração de chassis flexível

Caixa das baterias (BBOX-L)
Situada 300 mm mais à frente por comparação com o design anterior. Em tractores, esta modificação permite um acréscimo de 100–120 litros na capacidade de combustível.

Caixa das baterias (BBOX-EF)
Colocada na saliência traseira do chassis, no centro das longarinas, esta opção permite uma maior capacidade de combustível nos tractores.

APM
Nos tractores, o Modulador de Produção de Ar (APM) está colocado no interior do chassis, entre as longarinas, permitindo libertar mais espaço para equipamento montado nas laterais do chassis, como depósitos de combustível.

Espaço livre no chassis
Os componentes instalados no chassis podem vir montados em posição mais recuada, criando espaço para as sapatas de apoio para gruas ou outros equipamentos. (FAA10; aprox. 500 mm), (FAA20; aprox. 600 mm).

Linha de furos para fixação de superstruturas no chassis
A linha de furos superior está reservada para a superstrutura. Todos os suportes utilizados na linha de furos superior têm um espaçador de 8 mm. Não são utilizados rebites na linha de furos superior.

Preparação para montagem de grua
As placas de fixação para instalação de grua no chassis podem ser montadas de fábrica.

Suspensão pneumática traseira e saliência traseira curta
A saliência traseira pode ser mais curta graças a um novo design da barra estabilizadora traseira. Isso é benéfico para aplicações de construção e melhora a interface com a camada de asfalto e aplicações de caixa intermutável.