"Quanto mais o utilizar, melhor aspecto terá."

O novo Volvo FMX tem um aspecto muito mais resistente porque o próprio camião está muito mais resistente. Pode-se dizer que o design é muito honesto – permite ver o camião pelo que é: um equipamento altamente robusto e resistente.

Asok George é o responsável pelo design de exteriores da Volvo Trucks. Tem o dom de interpretar a marca Volvo com uma linguagem visual.

“O Volvo FMX é um camião de construção que expressa resistência e robustez de uma forma nitidamente Volvo. Tem uma personalidade que se enquadra na perfeição numa pedreira ou numa mina. Mas também tem um design sofisticado – não ficaria deslocado num aeroporto ou na cidade, por entre as pessoas. É essa resistência apelativa que o torna fiel à marca.”

Retirámos tudo aquilo que não acrescenta valor

Honesto até que ponto?

“Todos os elementos familiares do FMX estão presentes, apenas tendo sido melhorados. A barra de protecção é mais resistente e larga, tal como os cantos do pára-choques, que têm agora os mesmos fechos expostos para que possam ser facilmente substituídos. O engate de reboque central já não está coberto por painéis de plástico e os novos faróis estão numa posição mais alta, com menor probabilidade de serem danificados.”

Canto do pára-choques do Volvo FMX

Não esconder – melhorar

Onde quer que exista um fecho exposto, também foi melhorado pelo design. Isso aplica a filosofia de acrescentar valor à funcionalidade. Se for preciso substituir um dos resistentes cantos do pára-choques ou painéis da carroçaria, isso pode agora ser feito de forma muito rápida e simples. Outros melhoramentos visuais incluem um símbolo da marca maior e uma barra diagonal moldada. Mas como será tudo isso entendido quando o camião estiver em acção?

Nascido para trabalhar

“As pessoas que conduzem o Volvo FMX são profissionais. Gostam dos detalhes que as ajudam a fazer um trabalho melhor nas situações do dia-a-dia. A robustez deste design vai ajudá-las a fazer mais com menos atrasos aborrecidos. Obviamente, vai ser um trabalho sujo e duro. Mas acredito que isso apenas aumente o factor apelativo do camião. Tal como umas calças de ganga, quanto mais o utilizar, melhor aspecto terá.”

Asok George

Sempre a subir

O camião dá uma sensação de imponência quando se vê na vida real. A dianteira mais baixa da cabina é, na verdade, 40 milímetros mais alta e a placa de protecção dianteira realça a maior distância ao solo. Os novos faróis incorporam os LEDs em V típicos da marca, tal como no resto da nova família Volvo, mas de uma forma mais exclusiva e compacta.

Palavras de despedida

Ao sair, Asok George deixa uma ideia final.

“Com o primeiro FMX, criámos um ícone de design no segmento da construção. Agora, apenas três anos depois, subimos ainda mais a fasquia. Mudamos as regras do jogo – mais uma vez.”

Fique a conhecer os detalhes de um verdadeiro camião de construção aqui



1
Design