11/3/2014

Primeiro FH chegou ao Brasil já como o caminhão mais moderno do mundo



O FH12 380 Globetrotter trazido em 1994 pela Volvo do Brasil não inovou apenas em virtude do revolucionário motor D12. “Ele era também o caminhão mais moderno do mundo”, recorda Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. Tanto que, em 1994, uma publicação européia especializada em veículos comerciais outorgou ao veículo o título de “International Truck of the year” - o caminhão do ano no mercado internacional. O FH voltaria a ganhar o mesmo prêmio em 2000.

O novo caminhão era fruto de US$ 1 bilhão em investimentos, os maiores já realizados até então por um fabricante de veículos comerciais. Produzido na planta sueca da cidade de Umea, o FH12 380cv Globetrotter tinha cabine estampada em aço de alta resistência, o HSS (High Strength Steel), uma inovação no setor de transporte de cargas. Alumínio e fibra de vidro também foram usados na fabricação de inúmeros componentes.

Com duas camas confortáveis em forma de beliche e altura interna de 1,95 metros, a cabine Globetrotter do FH também inovou na aerodinâmica: de formato cônico e com ângulos suaves, era o resultado de uma concepção que, desde o início, procurou reduzir ao mínimo a resistência ao ar. Esta redução contribuiu acentuadamente para baixar consumo de combustível e elevar a velocidade média.

A suspensão da cabine proporcionava excelente amortecimento em pisos irregulares, pois era formada de câmaras pneumáticas com amortecedores de duplo efeito. O painel era de forma côncava, envolvente, com instrumentos de fácil leitura. Todas as exigências das mais rigorosas normas de segurança foram avaliadas em diferentes testes de impacto. Começava alí uma nova era em termos de segurança veicular.

Mais informações, Newton Chagas - Volvo Group Latin America Assessor de Imprensa - Comunicação Corporativa Tel.: +55 41 3317- 8296 - E-mail: newton.chagas@volvo.com

Registre-se para receber Notícias da Volvo Caminhões

Você gostarai de ser avisado por e-mail e/ou telefone celular quando a Volvo Caminhões publicar notícias nesta página ou em nosso portal WAP? Por favor, preencha abaixo seu nome, empresa, endereço de e-mail e/ou número de telefone celular.

  •  
  •  
  •  
  •  

Clicando aqui, você permite à Volvo Caminhões manter seus dados pessoais e utilizá-los para os propósitos relacionados à sua consulta.