15/4/2014

Caixa I-Shift é fácil de operar e garante maior conforto e segurança para o motorista



A caixa de câmbio eletrônica I-Shift da Volvo que agora equipa o VM é de última geração e representa a vanguarda tecnológica nesta área. “Mas é muito fácil de operar e o motorista e o transportador só têm ganhos: maior conforto, menos cansaço ao fim da viagem, mais segurança e produtividade”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Mais moderna que as transmissões semelhantes existentes hoje no mercado, a caixa eletrônica Volvo tem embreagem mas não tem pedal. Isso significa que o motorista não precisa fazer nenhum esforço e não se preocupa em trocar marchas. No modo automático, por exemplo, é só acelerar e frear. Tudo é feito de forma eletrônica, precisa e suave. "Sem contar que a manutenção é menos frequente", observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

No modo manual, as trocas também são precisas e garantem excelente dirigibilidade. "Além de um consumo menor, esta transmissão garante maior conforto para o motorista e segurança para todo o conjunto", complementa Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM.

O motorista tem um grande número de marchas à disposição. São 12 marchas à frente e duas à ré. Ele dispõe, no painel, um display no qual o motorista pode se situar melhor durante a condução do caminhão. No visor, ele pode monitorar em que marcha está naquele momento e quais são as outras disponíveis, tanto para baixo como para cima.

Ergonomia

O motorista pode escolher o modo de condução:
- econômico, quando está em velocidade de "cruzeiro"
- potência, quando, por exemplo, está trafegando por um trecho bastante íngreme.

Para garantir o conforto do condutor, o seletor do modo de condução foi instalado numa área muito próxima, ao alcance da mão.

Uma das muitas características da caixa I-Shift é que seu "cérebro" eletrônico registra as condições de condução e o peso bruto do veículo antes de selecionar a marcha inicial mais adequada. Com suas 12 marchas, é completamente integrada ao motor para proporcionar o máximo prazer de dirigir. As trocas de marchas são feitas de maneira suave e silenciosa, ajustando os padrões de mudanças de acordo com as condições reais de condução e a carga transportada.

A transmissão eletrônica Volvo possui outra característica importante para a correta condução do veículo: o sistema inibidor de trocas indevidas. Ele impede a troca de marcha caso a rotação do motor não seja a mais adequada num determinado momento. Outro benefício é a possibilidade de selecionar uma marcha no modo manual.

Além de ter sido desenvolvida em alumínio e de não ter o conjunto de sincronizadores, o sistema otimiza o trabalho do trem de força. "Todo o conjunto faz com que haja menos perdas de energia em virtude do número menor de componentes em atrito e do peso reduzido", destaca Marco Mildenberg, engenheiro de planejamento.

Mais informações, Newton Chagas - Volvo Group Latin America Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa Tel.: 55 41 317 8296 - E-mail: newton.chagas@volvo.com

Registre-se para receber Notícias da Volvo Caminhões

Você gostaria de ser avisado por e-mail e/ou telefone celular quando a Volvo Caminhões publicar notícias nesta página ou em nosso portal WAP? Por favor, preencha abaixo seu nome, empresa, endereço de e-mail e/ou número de telefone celular.

  •  
  •  
  •  
  •  

Clicando aqui, você permite à Volvo Caminhões manter seus dados pessoais e utilizá-los para os propósitos relacionados à sua consulta.