Our philosphy

Cada Gota Conta

Um por cento aqui, um por cento acolá; tudo somado resulta numa poupança considerável. É este o pensamento na base da nossa filosofia. Estamos constantemente a pensar em novas formas de fazer com que os nossos camiões percorram maiores distâncias com menos combustível e menos impacto ambiental. É uma abordagem realista que nos tornou líderes nesta área. Com o nosso motor diesel de 13 litros e a mais recente transmissão I-shift, já temos a linha motriz mais eficiente da indústria. Mas isto é apenas o início.

Pouco a pouco, estamo-nos a afastar dos combustíveis convencionais. Estamos a reduzir o consumo de combustível 1 por cento a cada ano – pode não parecer muito, mas este é um compromisso realista e a longo prazo. Os recursos disponíveis estão a ser canalizados para aumentar ainda mais a eficiência com que gastamos combustível nos nossos camiões diesel ou para o desenvolvimento de solução de combustível alternativas.

.

Graph 1% mais de eficácia do combustível a cada ano.

every drop counts

Alguns dos frutos da nossa filosofia estão gradualmente a começar a aparecer. Paulatinamente, o consumo de combustível e as emissões de CO2 dos camiões Volvo baixaram em 20% nos últimos 20 anos. Novas formas viáveis de camiões, movidos com combustíveis alternativos irão aparecer nas estradas num futuro não muito distante.

Além disso, provámos que os interesses do ambiente estão lado a lado com os interesses das empresas de transporte. Vejamos o custo do combustível. Se representar um terço no nosso custo base, a mais pequena redução do consumo irá melhorar de forma considerável o seu resultado final.

Também os custos operacionais começam a baixar à medida que conduzimos os camiões de uma forma com menor impacto no ambiente. Mas há mais. A redução radical das emissões de dióxido de carbono, óxidos de azoto e partículas dos nossos motores diesel tornou-se numa imensa vantagem competitiva. Não apenas para a Volvo, mas para as empresas de transporte que conduzem os nossos camiões e para os clientes que neles transportam os seus produtos.

Nos próximos 10 anos, queremos reduzir o consumo de combustível em mais 10 por cento. Muitas vezes implementando pequeníssimas melhorias em termos de eficiência, ocasionalmente com algo completamente novo, como a nossa tecnologia metano-diesel ou talvez o DME. Continuaremos a trabalhar assim o tempo que for necessário para conseguir níveis sustentados de emissões, transportes neutros em termos de carbono e independência dos combustíveis fósseis.

E, mesmo assim, cada gota conta.