A transmissão que nunca se distrai

A I-Shift é a solução mais avançada da Volvo para mudanças de velocidade. Combina a simplicidade de uma transmissão automática com a eficácia de uma caixa manual de 12 velocidades. Isto significa um conforto adicional para o motorista e uma poupança de combustível até 7% para o operador. 

every drop counts

INTELIGENTE ATÉ QUE PONTO?
Antes de mais, sabe exactamente como conseguir o máximo rendimento de cada motor Volvo utilizando um conhecimento profundo das suas características únicas. Em segundo lugar, monitoriza a massa do veículo, a resistência ao avanço incluindo a inclinação da estrada, a velocidade e a aceleração – utilizando depois toda esta informação para prever a melhor estratégia de selecção e engrenamento de velocidades. Se necessário, chega mesmo a saltar uma ou mais velocidades.
Como o melhor motorista do mundo, isso é feito em tempo real. E está sempre a ser feito. Desta forma, a I-Shift reduz o consumo de combustível até 7% em comparação com uma caixa de velocidades manual.

I-SHIFT COM I-ROLL
Permitindo poupanças de até 2% de combustível quando utilizado, o I-Roll aproveita a energia cinética do movimento do camião para reduzir o consumo de combustível quando se conduz na velocidade de caixa mais alta. Em descidas moderadas, a transmissão é colocada em ponto morto, permitindo que o veículo role distâncias maiores e adiando a necessidade de voltar a acelerar.

MAIS ECONOMIA

Sendo 70 kg mais leve do que a caixa de velocidades manual equivalente, a I-Shift permite uma maior capacidade de carga ao camião, melhorando a sua rentabilidade. A economia também é melhorada pela suave mudança de velocidades, a qual reduz também o desgaste em toda a linha motriz e nos pneus – aumentando a vida útil de diversos componentes e minimizando os custos de manutenção. E o facto de fazer menos ruído diminui o desgaste do motorista.
i-shift
ishift 

A quarta geração de transmissões inteligentes I-Shift. 
every drop counts

“A I-shift convenceu-me totalmente. Todos os nossos camiões Volvo têm I-shift, dado que poupa combustível e proporciona um maior conforto de condução.’’

Walter Husmann, W.Husmann Company, Suíça

OPTIMIZAÇÃO DA FROTA
Graças a um conjunto de packs de software específicos é possível adaptar a I-Shift às condições específicas de utilização em cada tipo de transporte. É assim que a I-Shift consegue aumentar a eficiência na utilização do combustível em qualquer tipo de frota. O pack de software “Distribuição e Construção”, por exemplo, inclui funções para facilitar o arranque e manobras a muito baixa velocidade. O pack “Trabalhos Pesados” implementa estratégias de mudança de velocidades adequadas para circulação com pesos brutos superiores a 60 toneladas, enquanto o pack “Longo Curso e Economia de Combustível” visa melhorar sobretudo o consumo de combustível nos transportes de longo curso.

AMT DE QUARTA GERAÇÃO

A I-Shift da Volvo, uma transmissão manual de comando automático (AMT – Automated Manual Transmission), foi aperfeiçoada vezes sem conta para proporcionar uma economia superior e funcionalidades mais inteligentes para apoiar o motorista. Trata-se de uma caixa de velocidades split/range de 12 velocidades e com controlo electrónico, possibilitando que a selecção de velocidades seja manual ou automática. O modeo de funcionamento automático tem duas definições: Performance e Economia.