Escolha e decida o seu próximo passo: poupança

A Volvo mediu o potencial de poupança de combustível por ter os pneus certos, com a pressão correcta e em rodas e eixos correctamente alinhados. Em conjunto, estes três factores podem reduzir o consumo de combustível em até 14% num camião de transporte com o semi-reboque carregado. Mais ainda, aparentemente a maior parte das empresas de transporte tem algo a ganhar, dado que estudos recentes demonstraram que 2 em cada 3 camiões na Europa têm rodas e eixos incorrectamente alinhados.

every drop counts

CONDUZIMOS 1.000 KM PARA LHE APRESENTAR FACTOS 
Impulsionados por motores D13 Euro 5, com 500 cv de potência, dois camiões idênticos Volvo FH 4x2 circularam acoplados a semi-reboques de 3 eixos, com 40 toneladas de peso bruto, em pistas de teste na Suécia durante duas semanas. Um com uma configuração optimizada de pneus e eixos devidamente cheios e alinhados, o outro com muitas definições incorrectas. Depois de mil quilómetros de monitorização com recurso a tecnologias avançadas, recolhemos os dados relevantes.

A escolha adequada de pneus pode reduzir o consumo até 11%. Eixos e rodas correctamente alinhados podem poupar mais 2,5%. A pressão correcta dos pneus reduz o consumo em mais 1%, o que totaliza um potencial de poupança de combustível de 14%. Factos pouco surpreendentes quando se sabe que os pneus podem influenciar o consumo de combustível de um veículo em até um terço.
every drop counts

MENOS COMBUSTÍVEL CONSUMIDO, MENOS IMPACTO AMBIENTAL

Mesmo 1% poupado no consumo de combustível por uma configuração optimizada dos pneus significa 1% poupado em emissões de carbono. Assim, uma configuração ideal dos pneus permite à empresa de transportes ter uma factura de combustíveis e uma pegada ecológica mais pequena.

CONFIGURAR RODAS E PNEUS PARA UM CONSUMO ECONÓMICO
Para tirar o máximo partido destas novas informações, mais de mil oficinas Volvo estão a preparar-se para corrigir a situação para empresas de transporte de todo o mundo. Isso acabará por implicar uma conversa com os nossos clientes sobre como melhorar a configuração dos pneus, nomeadamente quando o desgaste desigual de pneus chamar a atenção para um eventual desalinhamento do(s) eixo(s) onde estão montados. Só assim poderemos ajudar a tirar o máximo partido de cada gota de combustível.

“Não nos chega criar motores eficientes, pelo que procuramos também outras formas de reduzir o consumo de combustível durante toda a vida útil do camião – aumentando o nosso nível de envolvimento depois da entrega ao cliente. Este teste permite ter provas fiáveis da quantidade de combustível que pode ser poupada, e a partilha deste conhecimento ajuda-nos a proporcionar um desempenho com o menor custo aos nossos clientes.’’
Arne-Helge Andreassen, Departamento de Pós-venda e Venda, Volvo Trucks