19-03-2013

A cabina do novo Volvo FM – o design funcional cria um ambiente de trabalho atractivo



A cabina do novo Volvo FM foi desenvolvida com uma grande atenção às condições diárias de trabalho do motorista. O resultado é um ambiente de trabalho eficiente, ergonómico e seguro, caracterizado por um design contemporâneo, com todas as funções necessárias numa localização facilmente acessível.

A cabina encontra-se numa posição baixa no chassis, permitindo uma entrada conveniente de dois degraus e uma melhor visibilidade para o motorista - e a secção de cor escura imediatamente abaixo do pára-brisas realça esta aparência baixa.
Tal como no FH, o símbolo clássico da Volvo foi elevado para uma nova posição, abaixo do pára-brisas.
"A cabina tem um aspecto moderno, com uma forte identidade Volvo. Parece mais baixa, mais prática. Os cantos inclinados para trás e ligeiramente arredondados irradiam eficiência aerodinâmica. O novo FM insere-se no trânsito de forma particularmente atractiva", afirma o Director de Design Rikard Orell.
A parte superior da dianteira da cabina é fabricada como uma única peça, que pode ser facilmente aberta. Existe uma prática pega integrada na parte frontal. A parte inferior da grelha pode ser dobrada para fora para formar um degrau largo, o que é conveniente, por exemplo, para limpar o pára-brisas.
Para garantir uma qualidade de topo e o ambiente de trabalho mais seguro possível, a cabina é fabricada em aço de alta resistência e foi testada de acordo com as normas de segurança mais exigentes do mundo.

Novos faróis
Os novos faróis, com as suas linhas distintivas, também realçam a relação familiar com o novo Volvo FH. O seu desempenho em termos da luz dos médios e máximos é melhor. A assistência é mais fácil devido ao facto de todas as funções dos faróis, incluindo os indicadores de mudança de direcção e as elegantes luzes de funcionamento diurno (DRL) angulares, estarem integradas numa mesma unidade.
O cliente pode aumentar ainda mais a eficiência dos faróis especificando faróis Bi-Xenon e activos, que proporcionam melhor visibilidade no escuro ao dirigir os feixes de luz para a direcção para a qual o camião for virar.

Local de trabalho confortável e intuitivo
O motorista dispõe de um local de trabalho mais confortável e ergonómico, graças ao painel de instrumentos totalmente redesenhado e a uma série de novas características na cabina.
"O objectivo foi criar um clima de trabalho que ajude o cliente a atrair os melhores motoristas. Oferecemos um ambiente de trabalho lógico e com uma disposição clara, com todos os botões, comandos e funções facilmente ao alcance", explica Ulf Andreasson, Director de Desenvolvimento de Cabinas da Volvo Trucks.
O novo banco pode ser inclinado para a frente mais quatro graus e o encosto é agora 10 milímetros mais estreito. Isto permite uma maior amplitude de ajuste e uma melhor posição de condução, sobretudo para motoristas altos.
O novo design dos bancos também oferece um melhor suporte lombar e lateral, e existe mais espaço para as pernas, dado que a chave da ignição foi movida para o painel de instrumentos.

Painel de instrumentos angular
O novo painel de instrumentos tem um ângulo direccionado para o motorista e todos os botões e controlos são facilmente visíveis e acessíveis. O volante tem controlos integrados para diversas funções, incluindo cruise control, telefone, Dynafleet e navegação.
O módulo de interruptores flexíveis pode alojar uma variedade de controlos. Um exemplo é a opção de controlar a transmissão I-Shift através de quatro botões, em vez do controlo de mudanças convencional ao lado do banco.
O painel de instrumentos também disponibiliza vários compartimentos para arrumos inteligentes.
"A ideia básica é que deve haver bastante espaço para arrumos para facilitar o trabalho do motorista. Documentos, documentos de carga, cartões magnéticos e objectos pessoais - tudo tem o seu espaço especialmente concebido", explica Ulf Andreasson.

Condução mais segura
O novo Volvo FM também pode ser equipado com o sistema de assistência ao motorista baseado em radar/câmara, denominado Aviso de Colisão Frontal.
"Este sistema inicialmente alerta o motorista e, na maioria dos casos, isso é suficiente para prevenir um acidente grave", diz Carl Johan Almqvist, Director de Segurança Rodoviária e de Produtos da Volvo Trucks.
A protecção inferior frontal é uma estrutura leve que foi concebida para absorver uma parte significativa do impacto em caso de colisão com um veículo mais ligeiro.

Controlo remoto para manuseamento de carga mais fácil
O Volvo FM também pode ser especificado com um sistema que facilita o trabalho do motorista, mesmo no exterior da cabina.
"Com o nosso controlo remoto, o motorista pode ver instantaneamente o peso da carga e a forma como é distribuído pela plataforma de carga. O controlo remoto também permite efectuar diversas outras tarefas sem ter de entrar e sair frequentemente da cabina", diz Samuel Nerdal, Gestor de Produto - Secção Eléctrica e Electrónica da Volvo Trucks.

Controlo remoto através de uma nova aplicação para telemóvel
Outra característica nova útil para os motoristas é a aplicação "My Truck" para telemóvel, que permite controlar e monitorizar várias funções do camião a partir de qualquer localização. A aplicação inclui:

  • Activação remota do aquecimento. Se o camião estiver equipado com um aquecimento ou arrefecimento de parque, este pode ser directamente ligado ou o temporizador pode ser programado através da aplicação.
  • Um "painel de instrumentos" que permite ao motorista aceder a várias informações: níveis actuais de diesel, AdBlue, óleo do motor, líquido de refrigeração e fluido de lavagem, bem como estado da bateria e das diversas luzes.
  • Informação sobre se as portas do camião estão trancadas ou destrancadas.
  • Estado do alarme. Se o alarme for activado, o motorista é alertado através do seu telemóvel.

A produção do novo Volvo FM para clientes na Europa começa em Setembro de 2013.
Todas as imagens em alta resolução, vídeos, animações e ilustrações estão disponíveis na galeria da Volvo Trucks, aqui.

Para mais informações contactar: Daniel Soares Gestor de Marketing dsoares@autosueco.pt www.volvotrucks.co.pt

Novo Volvo FM - Cabina Novo Volvo FM - Cabina application/pdf 412,4 KB
Voltar

Subscrever as Notícias da Volvo Trucks

Gostaria de ser avisado pro e-mail ou por telemóvel sempre que a Volvo Trucks publicasse notícias neste site? Por favor indique o seu nome, empresa, endereço de e-mail e/ou número de telemóvel a seguir.

  •  
  •  
  •  
  •  

Selecionando esta opção está a autorizar a Volvo Trucks a guardar os seus dados e utilizá-los para assunto relaccionados com as suas questões.