22-05-2013

Consumo de combustível menor em 60% com o híbrido plug-in da Volvo



Mais económico, mais silencioso e mais limpo. Em Maio, o primeiro híbrido plug-in da Volvo Buses será testado no trânsito, em Gotemburgo. A tecnologia permitirá uma redução no consumo de combustível num total de 60% em comparação com os actuais autocarros a diesel. A produção comercial está prevista para arrancar dentro de dois anos.

Com mais de 1.000 autocarros híbridos vendidos, a Volvo Buses é líder mundial no que refere a tecnologia híbrida para veículos pesados. A Volvo dá assim mais um passo importante rumo a transportes ainda mais limpos e mais eficientes energeticamente. A tecnologia plug-in facilitará a redução do consumo de combustível e de dióxido de carbono entre 75 e 80%, em comparação com os actuais autocarros a diesel. O consumo total de combustível será reduzido em aproximadamente 60%. O funcionamento a electricidade limpa faculta uma condução silenciosa e completamente livre de emissões. Com este desempenho, combinado com a energia limpa, a Volvo Buses proporciona uma alternativa sustentável para o transporte urbano.

A Volvo Buses espera iniciar a produção comercial de híbridos plug-in dentro de dois anos, mas a tecnologia deverá ser testada previamente em três autocarros que serão colocados em circulação em Gotemburgo. Foi igualmente planeado um projecto de demonstração para 2014 envolvendo oito híbridos plug-in em Estocolmo.

Emissões de dióxido de carbono reduzidas até 90%
"O objetivo do teste prático é observar e verificar as reduções previstas no consumo de energia e nas emissões, bem como reunir informações fornecidas por condutores, passageiros e moradores nas proximidades sobre os seus pontos de vista relativos aos atributos do autocarro. Adicionalmente, esperamos ser capazes de reduzir as emissões de dióxido de carbono até 90% utilizando biodiesel em vez do diesel de petróleo fóssil convencional no motor de combustão," afirma Ulf Gustafsson, Director de Relações Públicas da Volvo Buses.

Electricidade em 70% da distância
Os híbridos plug-in baseiam-se no Volvo 7900 Hybrid, que foi alterado para permitir a recarga a partir de redes eléctricas através de um coletor instalado no tejadilho. Os híbridos plug-in possuem também uma das baterias de maior dimensão, permitindo conduzir até 70% da distância, aproximadamente 7km de cada vez, silenciosamente e livre de emissões, utilizando a electricidade. As baterias são carregadas no terminal de autocarros durante seis a dez minutos.

Caso surjam problemas durante o carregamento da rede ou se o autocarro for colocado em funcionamento numa linha sem estações de carregamento, o híbrido plug-in funcionará exatamente como os actuais autocarros híbridos. Ou seja, o cliente que queira investir na tecnologia plug-in poderá fazê-lo ainda que não tenha acesso a uma rede totalmente desenvolvida de estações de carregamento.
A Volvo Buses participa no projecto híbrido plug-in em Gotemburgo, no qual também participam a Göteborg Energi, a Business Region Göteborg e a Västtrafik. O projecto é parcialmente financiado pelo Life+, programa da UE para projectos ambientais.

Para mais informações contactar: Daniel Soares Gestor de Marketing dsoares@autosueco.pt www.volvotrucks.co.pt www.facebook.com/autosuecoportugal

Híbrido image/pjpeg 334,3 KB
Híbrido image/pjpeg 301,8 KB
Voltar

Subscrever as Notícias da Volvo Trucks

Gostaria de ser avisado pro e-mail ou por telemóvel sempre que a Volvo Trucks publicasse notícias neste site? Por favor indique o seu nome, empresa, endereço de e-mail e/ou número de telemóvel a seguir.

  •  
  •  
  •  
  •  

Selecionando esta opção está a autorizar a Volvo Trucks a guardar os seus dados e utilizá-los para assunto relaccionados com as suas questões.