25-02-2014

Menos lesões no trabalho com a Direcção Dinâmica Volvo



Mais de metade dos motoristas de camiões da Europa têm problemas de dores nas costas, pescoço e ombros, de acordo com um estudo da Volvo Trucks. A nova Direcção Dinâmica Volvo permite controlar um camião com um esforço mínimo – e reduz o risco de lesões do motorista.

Longos dias ao volante fazem com que muitos motoristas de camiões sintam dores na parte superior das costas. Henrik Gustafsson, 27 anos, é um desses motoristas. Há cinco anos, num transporte de longo curso para a Noruega, apareceu-lhe um problema num músculo atrás do ombro esquerdo. Henrik deixou de fazer condução de longo curso por causa disso e começou a transportar madeira na floresta com o seu pai. Também começou a fazer musculação, mas o problema não desapareceu completamente. No entanto, há um ano e meio, o Henrik teve a oportunidade de conduzir o novo Volvo FH, equipado com Direcção Dinâmica Volvo, em testes no terreno. Desde aí, tem-se sentido muito melhor das costas.

"A diferença agora é que não tenho de estar sempre tenso e conduzir de uma forma resguardada. Com a Direcção Dinâmica Volvo, o camião é muito estável", diz Henrik Gustafsson.



Um em cada dois motoristas tem problemas
Os problemas associados a lesões industriais são há muito reconhecidos. Num estudo da Volvo Trucks que envolveu 160 motoristas de camiões da Europa, mais de metade tinha problemas de dores nas costas, ombros e pescoço. Nesse estudo, realizado em 2011 e 2012, a maioria dos participantes conduziam em operações de longo curso.

Vibrações drasticamente menores com a Direcção Dinâmica Volvo
A nova Direcção Dinâmica Volvo reduz imenso os movimentos do volante, de outra forma provocados pelas irregularidades da estrada. Para além de tornar a direcção mais fácil e confortável para o motorista, também tem um impacto menor sobre os músculos e as articulações a longo prazo.

Conduzir a velocidades baixas em estradas normais com a Direcção Dinâmica Volvo reduz o esforço necessário para virar o volante aproximadamente 75 por cento. Quando se conduz em estradas difíceis, reduz as vibrações quase na totalidade, entre 95 e 100%. Em conjunto com a caixa de velocidades I-Shift automática, isso significa que a pressão sobre o motorista é drasticamente reduzida, permitindo um trabalho de condução mais seguro e eficiente.
As dores nas costas de Henrik Gustafsson acabaram por ser uma lesão de trabalho clássica. Assim sendo, quando comprou com o seu pai um novo camião, a escolha foi fácil - um novo Volvo FH com Direcção Dinâmica Volvo.

"Antes, ficava tenso a conduzir o camião em estradas pequenas e sinuosas. Com a Direcção Dinâmica Volvo o volante fica imóvel, mesmo quando se conduz em estradas com solavancos onde existam forças laterais que normalmente fariam vibrar o volante. Este efeito é compensado pelo sistema, pelo que me posso sentar e sentir mais descontraído como motorista.

Actualmente, tenho uma posição de condução muito diferente" diz Henrik Gustafsson.

Veja o filme em: http://youtu.be/mmu7yCBcOSM

Para mais informações contactar: Ana Gago Gestora de Marketing agago@autosueco.pt www.volvotrucks.co.pt www.facebook.com/autosuecoportugal www.youtube.com/volvotrucks

Lesões no Trabalho image/pjpeg 202,3 KB
Lesões no Trabalho Lesões no Trabalho application/pdf 278,1 KB
Voltar

Subscrever as Notícias da Volvo Trucks

Gostaria de ser avisado pro e-mail ou por telemóvel sempre que a Volvo Trucks publicasse notícias neste site? Por favor indique o seu nome, empresa, endereço de e-mail e/ou número de telemóvel a seguir.

  •  
  •  
  •  
  •  

Selecionando esta opção está a autorizar a Volvo Trucks a guardar os seus dados e utilizá-los para assunto relaccionados com as suas questões.