Volvo FMX

O Volvo FMX é um camião de construção moderno, repleto de soluções inovadoras e revolucionárias.

4×2, 4×4, 6×2, 6×4, 6×6, 8×2, 8×4, 8×6, 10×4 ou 10×6

D11 ou D13 (330 a 540 cv)

Uma linha central alinhada. Pelo menos, o camião tem um.

Comparada com a suspensão de molas tradicional, a suspensão pneumática proporciona muitas vantagens. Permite uma condução mais suave, independentemente das condições da estrada – poupando o camião, a carga e, sobretudo, o motorista a desgaste adicional. Oferecemos uma suspensão pneumática traseira, especialmente desenvolvida para camiões de construção, com uma elevada distância ao solo (pelo menos 300 mm) e resistente o suficiente para lidar com terrenos difíceis.

Agora também está disponível para camiões com um eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6), para as condições de condução mais difíceis.

Veja a razão pela qual a suspensão pneumática específica foi criada


Suspensão pneumática GRAS-G2 com elevada distância ao solo


Pressão optimizada dos eixos traseiros

Melhor tracção e maior velocidade média

A pressão dos eixos traseiros está optimizada em cada eixo, proporcionando uma melhor tracção graças à suspensão pneumática. O motorista pode ajustar a distribuição da carga nos eixos para melhorar a tracção, caso necessário. Com a suspensão pneumática irá sentir menos vibrações no camião e terá um maior conforto de condução, em especial quando estiver sem carga. Também irá atingir uma velocidade média mais alta.

Para eixo dianteiro motriz

Para as condições de condução mais difíceis

Até recentemente, se fosse necessário conduzir em terrenos realmente difíceis, era necessário optar pela suspensão com molas. Mas isso agora mudou. A nossa suspensão pneumática está agora disponível também para configurações de tração integral (4×4 e 6×6), bem como outros camiões com eixo dianteiro motriz (8×6 e 10×6).

Barras estabilizadoras no centro do bogie

Barras estabilizadoras no centro do bogie

A posição da barra estabilizadora resulta em menos forças de torção sobre o chassis e melhor estabilidade de circulação e basculação. Também contribui para a elevada distância ao solo.

Foles de ar montados acima do eixo

Foles de ar montados acima do eixo

Os foles de ar estão mais protegidos e as novas posições contribuem para uma elevada distância ao solo. Tal como todos os outros componentes.

Suspensão pneumática dentro da área do pneu traseiro

Suspensão pneumática

A suspensão pneumática proporciona um fantástico conforto de condução e permite variar a distância ao solo. Nenhuma parte da suspensão fica fora da área do pneu traseiro (com pneus 315/80R22.5). Isso torna mais simples adaptar o chassis a aplicações como asfaltadores ou camiões basculantes.

Configurações disponíveis

Designação Eixos Carga sobre o eixo/bogie Redução Eixos mortos/pusher
Simples
RAD-G2 4×2, 4×4 13 t Simples/cubo
Tandem
RADD-G2 6×4, 6×6, 8×4, 8×6 21/23/26 t Simples/cubo
Tridem
RADDT-G2 8×4, 10×4, 10×6 27/33/36 t Simples/cubo Eixo morto (direcional)