Euro 4 / Euro 5

Novos incentivos para emissões

Todos os veículos registados a partir de 1 de Outubro de 2006 têm de cumprir o disposto na norma Euro 4. A norma Euro 5 será implementada a 1 de Outubro de 2009.

As novas normas Euro para redução dos gases de escape impõem rigorosas exigências a todos os fabricantes de veículos. Existe uma diferença considerável de requisitos relativos às emissões de escape entre um motor em conformidade com a norma Euro 3 e um motor em conformidade com a norma Euro 4. As emissões de óxidos de azoto (NOx) devem ser reduzidas de 5 para 3,5 g/kWh, uma redução de 30%. As emissões de partículas (PM) devem diminuir de 0,1 para 0,02 g/kWh. Isto corresponde a uma redução não inferior a 80%.

Incentivos governamentais
Vários países europeus estão já a encorajar níveis elevados de cumprimento das especificações Euro 4 e Euro 5 através de incentivos como portagens rodoviárias mais baixas (por exemplo, 10 em vez de 12 cêntimos/km na Alemanha) ou taxas de desvalorização mais favoráveis para os veículos (por exemplo, nos Países Baixos). Aguarda-se para breve a adopção de incentivos à utilização desta tecnologia amiga do ambiente noutros países da Europa. Contacte as autoridades locais para obter mais detalhes. Também pode contactar o responsável por questões sobre a especificação Euro 4/Euro 5 na Volvo Trucks para obter mais informações.

Eficiência do combustível
Graças à eficiente combustão dos motores Volvo de incentivo às especificações Euro 4 e Euro 5, estas unidades garantem a solução mais eficaz em termos de combustível entre as tecnologias concorrentes, o que representa, em si mesmo, uma mais valia financeira e ambiental. Apesar do processo de redução catalítica necessitar de um aditivo sob a forma de um fluido designado AdBlue, as estimativas actuais para o preço do AdBlue deixam prever que os custos operacionais não aumentarão relativamente à especificação Euro 3 actual.