EBS - Sistema de travagem controlada electronicamente

Parar a tempo

Quer precise de travar a fundo ou abrandar para garantir que não tem de travar a fundo, o EBS (Sistema de travagem controlada electronicamente) irá ajudá-lo a manter a distância de segurança.

O EBS é um sistema de travões de disco anti-bloqueio controlado electronicamente com um efeito de travagem elevado e uma reacção imediata graças à transmissão electrónica de sinal.

O EBS aumenta a segurança rodoviária para conjuntos de rígidos e semi-reboques/reboques. Os travões das rodas e os travões auxiliares interagem entre si, aumentando a segurança e a eficiência. Faz parte do equipamento de série nos camiões com suspensão pneumática e pode ser instalado nalgumas aplicações com suspensões de molas.

São enviados sinais de travagem para a unidade de comando EBS quando o condutor pressionar o pedal do travão. Uma série de sensores para a velocidade das rodas e o desgaste das pastilhas dos travões enviam informações e a unidade de comando verifica a pressão de travagem de cada eixo e roda. Os moduladores também regulam a pressão pneumática distribuída para os cilindros dos travões. O EBS também tem um sistema de segurança pneumático.

O EBS está disponível em dois packs de software diferentes - Médio e Elevado. O segundo destina-se a semi-reboques.

Algumas funções EBS para segurança e conforto:
Travões anti-bloqueio ABS.
Sensor do desgaste das pastilhas (LWS) indica quando resta apenas 20% das pastilhas dos travões.
Controlo do desgaste das pastilhas (LWC) equilibra o desgaste das pastilhas dos travões nos diferentes eixos.
Aviso de temperatura dos travões para os travões.
Travagem combinada acciona o travão auxiliar para reforçar os travões das rodas.
Sincronização do bloqueio do diferencial (DLS) sincroniza as rodas motrizes antes da activação do bloqueio do diferencial.

Sistema de controlo de tracção (TCS) produz um efeito anti-patinagem e de sincronização ao distribuir a tracção entre as rodas motrizes.
Travagem comandada do exterior (EBD) através de outros sistemas.
Autonomia das pastilhas calcula o número restante de quilómetros que as pastilhas irão durar.
Controlo do binário de desaceleração impede as rodas motrizes de bloquear em superfícies escorregadias quando o pedal do acelerador é solto.
Controlo do bloqueio do diferencial (DLC) acciona automaticamente o bloqueio do diferencial a velocidades reduzidas nos eixos traseiros simples e tandem.
Assistência no arranque em subida liberta os travões quando o motor atingir um nível de binário predefinido ou quando soltar o pedal da embraiagem em camiões com uma caixa de velocidades manual ou aproximadamente um segundo após deixar de pressionar o pedal de travão em camiões com transmissão automática.
Assistência a travagens de emergência aumenta a pressão no travão para optimizar a travagem e encurtar a distância de travagem.
Monitorização dos travões por roda verifica continuamente o funcionamento dos travões.
Monitorização do estado do EBS através do sistema electrónico do veículo TEA e do VCADS Pro.
Aviso de desempenho de travagem alerta se a travagem for demasiado lenta em relação à pressão aplicada no pedal.
Controlo electrónico de estabilidade (ESP) estabiliza os travões de semi-reboques com
tracção 4x2, 6x2 e 6x4. Está incluído em EBS elevado.
Controlo das pressões de acoplamento (CFC) controla as forças de acoplamento entre o tractor e o reboque.
Travão do reboque (TB) possibilita a realização de uma verificação de segurança após troca de reboques.