ESP - Controlo electrónico de estabilidade

Não sair da estrada

Os acidentes por derrapagem ou capotamento encontram-se entre os mais frequentes que ocorrem com camiões e para o ajudar a corrigir isto, desenvolvemos o Controlo electrónico de estabilidade (ESP).

O ESP contrabalança as forças que impulsionam o camião para fora da estrada, através da interacção entre o Sistema de travagem controlada electronicamente do camião, do sistema de gestão e do retardador do motor, e do sistema de travagem do reboque.

O sistema é composto por três sensores no tractor que medem o ângulo de guinada, a aceleração lateral e a posição do volante. A unidade central processa continuamente as leituras que recebe e quando as leituras não são idênticas, os travões são accionados individualmente numa ou mais rodas, conforme necessário. Ao mesmo tempo, é reduzido o binário do motor para uma velocidade mais baixa até se recuperar o equilíbrio.

 

O ESP é altamente eficaz em situações potencialmente perigosas como:

  • Sobre-estimação do limite de velocidade em curva (por exemplo, em curvas apertadas, saídas de auto-estradas, passagens urbanas)
  • Manobras para evitar obstáculos com correcção de direcção súbita (por exemplo, conduzindo sobre a margem da estrada e consequente derrapagem)
  • Semi-reboque carregado em curvas estreitas numa superfície escorregadia (reboque a deslizar em curvas)