O novo chassis. Numa palavra: dinâmico.

O Volvo FH tem características de manuseamento acima do normal. Concebemos virtualmente todas as peças do camião de forma a contribuir para uma sensação de estabilidade e uma direcção precisa.
 
E há ainda a suspensão dianteira independente e a Direcção Dinâmica Volvo. Dois marcos na indústria dos camiões, que melhoram o controlo de uma forma completamente nova.
 
É também um chassis no qual é fácil construir, poupando tempo ao construtor de superstruturas. Uma variedade de opções facilitam a personalização.
Suspensão dianteira independente

Suspensão dianteira independente. Apresentamos características de controlo semelhantes às de um automóvel.

Estável como um comboio em estradas a direito. Trajecto perfeito em curvas. A suspensão dianteira independente é uma verdadeira revolução em termos de controlo em estrada. Tem mesmo de experimentar para acreditar.

Saiba mais sobre a suspensão dianteira independente

Direcção Dinâmica Volvo

Direcção Dinâmica Volvo. Controlo total – sem esforço.

O que já foi chamado a maior invenção desde a direção assistida está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo com eixos dianteiros duplos. Ao conduzir em espaços exíguos, a Direção Dinâmica Volvo patenteada proporciona todo o binário adicional de que necessita na direção, reduzindo drasticamente o esforço sobre os seus músculos. Pode literalmente conduzir só com um dedo. A velocidades mais altas, filtra as perturbações resultantes de buracos, sulcos, marcações e inclinações na estrada, ventos laterais, etc., proporcionando uma estabilidade de curso perfeita e um controlo total – em todos os momentos.

Saiba mais sobre a Direcção Dinâmica Volvo

Capacidade do eixo dianteiro aumentada

Duas toneladas adicionais nos eixos dianteiros. Todos os ciclos.

Se faz trabalhos pesados, temos boas notícias para si. O novo Volvo FM foi dimensionado para cargas ainda maiores sobre os eixos. Agora, a suspensão de molas dianteira, por exemplo, consegue suportar cargas até 10 toneladas num único eixo e 20 toneladas em eixos dianteiros duplos. Isso aumenta as suas margens e torna mais fácil lidar com cargas pesadas e distribuídas de forma desigual.

A suspensão pneumática para terrenos difíceis

A suspensão pneumática para terrenos difíceis.

Se os seus transportes implicam deixar algumas vezes para trás estradas perfeitas, esta suspensão poderá ser perfeita para si. Foi feita à medida para camiões de construção, proporcionando uma elevada distância ao solo (pelo menos 300 mm), sendo resistente o suficiente para lidar com terreno difícil. A suspensão pneumática permite uma condução suave, independentemente das condições da estrada – poupando o camião, a carga e, sobretudo, o motorista a desgaste adicional.

Saiba mais sobre a suspensão pneumática para construção

Peso mais baixo

Peso mais baixo. Maior capacidade de carga e custos com combustível mais baixos.

Enquanto a maioria dos camiões aumentou de peso para cumprir a norma Euro 6, este camião seguiu na direcção oposta. Optimizámos muitas das especificações padrão e tornámos o Volvo FH muito mais leve. Um tractor 4×2 de longo curso normal, por exemplo, pode agora pesar mais 100 quilos do que a versão Euro 5 anterior.

Eixos pusher e mortos

Tridem. Viragens mais apertadas, maior economia de combustível.

Em comparação com os eixos dianteiros duplos, o bogie tridem permite ao camião ter um ângulo de viragem significativamente mais apertado. Escolha entre um eixo morto e pusher (ou tenha ambos, num 8×2). Ambos têm direção hidráulica e podem ser elevados quando conduz sem carga, poupando combustível e desgaste desnecessário dos pneus. O bogie tridem está homologado para cargas até 36 toneladas, o que contribui para um peso bruto máximo do veículo até 56 toneladas num 10×4.

Construtor

Mais opções. Menos tempo no construtor de superstruturas.

Graças às muitas opções de especificação, o Volvo FH é fácil de preparar para qualquer aplicação, incluindo caixas amovíveis. O novo Bodybuilder Module, uma unidade electrónica distinta, é de fácil acesso por parte do construtor de superstruturas. E as VBI (Instruções para Superstruturas da Volvo) permite o acesso online a todos os esquemas técnicos e diagrama de cablagem necessários.

Visite as Instruções para Superstruturas da Volvo

10x4

Cinco eixos de fábrica.
Sem necessidade de retroinstalações.

Podemos agora oferecer camiões com 5 eixos de fábrica. Os benefícios em comparação com a retroinstalação de um eixo são bastantes. O camião fica com aprovação de tipo de veículo completo. Fica com ele mais rapidamente e evita trabalhos de reconstrução dispendiosos. Também fica com total garantia e apoio após-venda da Volvo, o que contribui para menos custos operacionais a longo prazo.

Saiba mais sobre os camiões com cinco eixos

EBS para travões de tambor

EBS. Agora também para travões de tambor.

Com a mais recente adição ao nosso programa de travagem, escolher travões de tambor não significa que tenha de fazer cedências ao nível dos travões. Os travões com controlo eletrónico (EBS) oferecem uma série de grandes vantagens em comparação com um sistema convencional, fornecendo uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem significativamente melhores. Além disso, fica com acesso a uma gama de funcionalidades úteis, como a travagem combinada (em que os travões auxiliares ajudam os travões de serviço), a Ajuda ao Arranque em Subida e o Controlo de Arranque (em que os travões cooperam com a I-Shift). O EBS está disponível para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis.



Características da estrutura do chassis

Opções de disposição do chassis para tractor Volvo FH

1. Caixa das baterias (BBOX-L)
Situada no lado esquerdo do chassis, 300 mm mais à frente por comparação com o design anterior. Em tractores, esta modificação permite um acréscimo de 100–120 litros na capacidade de combustível.

2. Caixa das baterias (BBOX-EF)
Colocada na saliência traseira do chassis, no centro das longarinas, esta opção permite uma maior capacidade de combustível nos tractores.

3. Depósito de AdBlue
Em tractores, o depósito de AdBlue pode ser montado sobre o chassis, atrás da cabina, libertando espaço para depósitos de combustível maiores (ADTP-BC).

4. APM
Nos tractores, o Modulador de Produção de Ar (APM) está colocado no interior do chassis, entre as longarinas, permitindo que mais espaço esteja livre para equipamento montado nas laterais do chassis, como depósitos de combustível.
Opções de disposição do chassis para rígido Volvo FH

5. Espaço livre no chassis
Os componentes instalados no chassis podem vir montados em posição mais recuada, libertando espaço junto à traseira da cabina. Esse espaço pode ser utilizado, por exemplo, pelas sapatas de apoio para gruas ou para instalação de outros equipamentos. (FAA10; aprox. 500 mm), (FAA20; aprox. 600 mm).

6. Furação para fixação superstruturas no chassis
A linha de furos superior está reservada para a superstrutura. Todos os suportes utilizados na linha de furos superior têm um espaçador de 8 mm. Não são utilizados rebites na linha de furos superior.

7. Preparação para montagem de grua
As placas de fixação para instalação de grua no chassis podem ser montadas de fábrica.

8. Suspensão pneumática traseira e saliência traseira curta
A saliência traseira pode ser mais curta graças um novo design de barra estabilizadora traseira. Consegue-se assim uma maior adaptação a aplicações de construção e, por exemplo, o trabalho com máquinas de pavimentação de estradas.