I-see
Poupe combustível nas inclinações
com o I-See

À medida que se aproxima de uma encosta com o novo Volvo FH, o I-See recolhe informações acerca das suas inclinações para gerir a sua velocidade e mudanças de velocidades com o máximo de eficácia. A tecnologia é uma grande inovação, permitindo-lhe poupar 5% de combustível.

"Se o camião não tiver sido conduzido na estrada, simplesmente transfere os dados da nuvem do I-See", explica Anders Eriksson. "E se as informações estiverem em falta, o camião grava as inclinações enquanto conduz e carrega-as, para que constem da base de dados futuramente. Desta forma, rapidamente terá acesso a todos os dados de poupança de combustível de que possa necessitar."

Poupe até 5% de combustível com o I-See

Tire partido de cada inclinação

O I-See calcula como beneficiar ao máximo da energia cinética da subida passando a informação para a transmissão inteligente, o I-Shift. Ao todo, executa seis manobras diferentes para reduzir o consumo de combustível. Por exemplo, acelera a tempo de utilizar ao máximo a força da gravidade, evitando a utilização desnecessária do motor.

"Este é o tipo de coisa que os motoristas qualificados já fazem. Mas depois de oito horas a conduzir um camião, é possível que não saia tudo tão bem. Com o I-See a gerir as inclinações, pode concentrar-se noutros aspectos da condução", diz Anders Eriksson.

Em conjunto com a configuração mais eficiente do cruise control, o consumo de combustível pode ser reduzido até 5% em percursos em que o I-See seja utilizado. Até que ponto se consegue poupar depende da frequência com que se utiliza o I-See. E como se actualiza automaticamente, não são necessários mapas nem actualizações. Isso também poupa dinheiro.


I-see 

Continue a poupar com o Fuel Advice

Para maximizar a economia de combustível, o programa de Formação de Motoristas da Volvo aperfeiçoa as técnicas de poupança de combustível de motoristas a todos os níveis. Mas para manter as poupanças ao longo do tempo, não há nada melhor do que um acompanhamento contínuo e as sugestões de um consultor pessoal.

O gestor de soluções de transporte, Jarkko Aine, descreve o novo serviço Fuel Advice: "O segredo da poupança a longo prazo reside num acompanhamento sistemático. O Fuel Advice permite que técnicas de condução como a adaptação da velocidade e a utilização das mudanças sejam avaliadas utilizando dados do camião. Funciona como uma subscrição enquanto for necessário. Após cada análise, é enviado um relatório ao motorista com medidas a seguir. E o consultor de combustível que cria o relatório pode ser contactado se surgirem dúvidas."

Um Especialista de Combustível

O novo serviço abrange um Consultor de Combustível, uma Caixa de Ferramentas de Gestão de Combustível e Suporte de Gestão de Combustível. A ideia é fornecer à operadora os recursos e a continuidade necessários para suster as poupanças de combustível ao longo do tempo. "Os melhores resultados obtêm-se quando as operadoras nomeiam o seu próprio Especialista de Combustível – alguém que saiba ler os relatórios e transmitir o feedback aos condutores", indica Jarrko Aine. "É isto que maximiza a economia, mês após mês."

"Após cada análise, é enviado um relatório ao motorista com medidas a seguir. E o consultor de combustível que cria o relatório pode ser contactado se surgir uma dúvida." O serviço Fuel Advice ajuda a poupar 5% de combustível e pode ser utilizado para reduzir as despesas mensais com o combustível.


3
Combustível