Veja quantos camionistas
cabem no novo Volvo FH

Peter Johansson é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nova cabina. Ele fala-nos do desafio que representa criar um ambiente de trabalho efectivo que também seja um ambiente familiar descontraído. A solução foi uma cabina com mais espaço.

"Agora, todas as cabinas têm altura suficiente para uma pessoa em pé no interior. Os pilares A verticais acrescentam dez centímetros de ar entre o motorista sentado e o pára-brisas. Toda a cabina é mais leve e arejada", diz Peter Johansson, responsável pela ergonomia da cabina.

"Agora, todas as cabinas têm altura suficiente para uma pessoa em pé no interior"

Um metro cúbico de possibilidades

Na totalidade, a cabina cresceu um metro cúbico. Mais ar, mas também mais espaço para arrumos. "Onde quer se que sente na cabina, existem espaços para arrumos ao alcance de uma mão. Por exemplo, as novas pequenas prateleiras acima das portas. "Estas são ideais para as pequenas coisas que precisa de transportar consigo quando entra e sai da cabina", diz Peter Johansson. "E agora recebe muita luz directa de cima, graças ao grande tecto de abrir que também funciona como uma saída de emergência", afirma Peter Johansson.

Arrumos inteligentes para uma vida compacta

A qualidade de vida no interior da cabina é melhor por design. Uma das muitas ideias funcionais são as coberturas de enrolar dos compartimentos para arrumos, que impedem os objectos de cair. "Optámos pelas coberturas de enrolar porque contribuem imenso para a sensação de qualidade no interior – mas, mais importante ainda, podem ser abertas completamente sem ocupar espaço no interior da cabina", explica Peter Johansson.

Arrumos inteligentes para uma vida compacta Os compartimentos frontais superiores ficaram maiores e têm prateleiras amovíveis. Isto facilita a organização de objectos, mantendo-os no lugar. Os compartimentos superiores na parte de trás da cabina estão disponíveis com diferentes alturas, permitindo a optimização do espaço, com ou sem uma cama secundária.

"Estes compartimentos têm coberturas de enrolar que se abrem lateralmente, como um armário em casa, e luzes que se acendem automaticamente quando são abertos", diz Peter Johansson. Até existe um secador retráctil para roupa molhada nos dias em que o motorista é apanhado pela chuva.

Espaço disponível por cima e por baixo

Pode optar por um frigorífico na prateleira em cima da cama ou colocado debaixo da cama com as gavetas para arrumos na parte inferior. "A capacidade do frigorífico aumentou de 22 para 33 litros e inclui um congelador. Isso permite guardar mais comida e ter pacotes e garrafas de leite em pé. Há até espaço para garrafas de plástico de 1,5 litros, para que as bebidas ainda estejam geladas quando as beber", acrescenta Peter Johansson. Outro detalhe inteligente é a gaveta escondida na parte lateral do painel de instrumentos, combinada com um resistente suporte para copos com um compartimento escondido para efeitos pessoais.

5
Espaço