"É como ter um técnico virtual a bordo".

O novo Volvo FH permite aumentar o período operacional mais do que nunca. A tecnologia a bordo permite à oficina realizar uma inspecção de peças vitais enquanto o camião está em circulação. Isso significa que a manutenção pode ser planeada de acordo com necessidades reais.

Esta notícia é possível graças à Gateway de Telemetria, a unidade de comunicação do Volvo FH que mantém o camião, o motorista e a transportadora um passo à frente em várias situações. Para manutenção com base em necessidades reais, envia um relatório à oficina para que o técnico possa ver o estado de peças vitais, como as pastilhas dos travões, a embraiagem, a bateria e o desumidificador.

"Se estas peças estiverem em melhores condições do que o esperado, a oficina pode ajustar o plano de manutenção de forma a que o veículo receba a manutenção quando for realmente necessário", diz Christian Gustavsson, responsável pela assistência da Volvo Trucks.
 


Contrato de Assistência Gold da Volvo

Um serviço de ouro

Como parte do novo Contrato de Assistência Gold, isto permite aos clientes esquecer o plano de manutenção e deixar que a oficina trate disso. O técnico regista a quilometragem do camião, a que velocidade os componentes se desgastam e ajusta o plano de manutenção de acordo com esses dados, chamando-o para manutenção quando o camião precisar.

"Conseguir inspeccionar o desgaste remotamente significa que não terá de visitar a oficina muitas vezes, usufruindo do serviço antes de ser tarde demais", diz Christian Gustavsson.


Manutenção única do camião

O facto de existirem tantos elementos com necessidades de manutenção num camião significa que este modelo baseado na realidade tem um efeito importante no período operacional e na rentabilidade da transportadora. "A transportadora poderá utilizar mais eficazmente o camião – e com mais toneladas-quilómetro", diz Christian Gustavsson.

E em caso de avaria, a unidade de comunicação a bordo e o botão VAS On Call permitem à Volvo enviar os recursos técnicos adequados para permitir o regresso do camião à estrada. "Não vale a pena negar – as avarias não podem ser completamente evitadas. Mas podemos facilitar o mais possível a obtenção de ajuda quando acontecem", afirma Christian Gustavsson.

Prima o botão para obter ajuda

Quando o condutor prime o botão, é automaticamente estabelecida uma chamada telefónica e os dados são enviados para um centro de atendimento (em países específicos). A operadora vê a localização do veículo bem como os códigos de avaria diagnósticos. Tudo o que o motorista tem de fazer é confirmar o que aconteceu.

"Fornece-nos uma panorâmica instantânea da situação, para podermos fornecer a assistência certa ao veículo, assegurando-lhe que a ajuda está a caminho", indica Christian Gustavsson, rematando. "É como ter um técnico virtual a bordo."

10
Período operacional