Sistemas de segurança do Volvo FM

Sistemas de apoio ao motorista.
Atenção adicional à estrada.

O Volvo FM pode ser equipado com vários sistemas de segurança de última geração, reduzindo efectivamente o risco de acidentes:

  • Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake)
  • Cruise Control Adaptativo
  • Sensor de Ângulo Morto
  • Luz de travagem de emergência
  • Electronic Stability Program

Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake).

Em determinadas situações, como em curvas ou em descidas em piso escorregadio, existe o risco do reboque se chegar ao camião, criando um perigoso efeito tesoura. A Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake) é uma nova funcionalidade da Volvo, criada para evitar que isso aconteça. Com a travagem por impulsos do reboque, a combinação do veículo é esticada e o perigo reduzido. O sistema pode ser activado automaticamente em situações de risco, a velocidades até 50 km/h.

Cruise Control Adaptativo com Aviso de Colisão Frontal.

Acompanhe o ritmo do tráfego sem esforço. O Cruise Control Adaptativo (ACC) baseado em radar mantém uma distância de segurança em relação ao veículo da frente, controlando o acelerador e todos os travões disponíveis. Se existir risco de colisão, serão projectadas luzes de aviso no pára-brisas.

Sensor de Ângulo Morto.

A área de ângulo morto no lado do passageiro pode facilmente esconder outros utilizadores da estrada. O Sensor de Ângulo Morto está equipado com um radar que verifica essa área quando activa o sinal de mudança de direcção. Se a área não estiver desimpedida, será notificado por um som e um ícone intermitente junto ao espelho.

Luz de travagem de emergência.

Se travar bruscamente, as luzes de travão ficam rapidamente intermitentes para alertar os veículos atrás de si. Uma forma fácil de evitar colisões atrás, que podem provocar enormes engarrafamentos e causar ferimentos fatais.

Programa Electrónico de Estabilidade.

O Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) da Volvo reduz eficazmente o risco de derrapagem e capotamento. Em situações arriscadas, é accionado imediatamente, reduzindo a potência do motor e travando o camião e o reboque. Cada roda do camião é travada individualmente. O ESP está agora disponível para a maioria das especificações de camiões, sejam tractores ou rígidos.