I-See

Poupe combustível em estradas conhecidas.
Mesmo aquelas que ainda não percorreu.

Poupe 5% de combustível com o I-See

Reduza o consumo de combustível em 5%. Basta activar o cruise control.

Combine I-Shift e GPS com um cruise control inteligente e terá o I-See. Trata-se de um sistema único que memoriza a topografia da estrada e a armazena numa base de dados central. Durante a condução, o sistema utiliza automaticamente o que memorizou para poupar combustível – até 5% durante um ciclo de condução (quando o I-Cruise está sempre activado).

Funcionamento em nuvem do I-See

Onde quer que esteja,
pode obter ajuda a partir da nuvem.

O I-See não depende de mapas. Dado que a realidade tende a ser mais precisa, o I-See memoriza as inclinações reais. E agora já não necessita de ter percorrido a rota para poder poupar combustível. A nova versão do I-See armazena todas as inclinações numa base de dados gratuita que pode ser utilizada por todos os outros camiões. Basta que alguém já tenha percorrido uma determinada rota para o I-See transferir os dados e começar a poupar combustível de imediato. Dessa forma, poderá até poupar quando viajar pela primeira vez no seu novo Volvo FM.


Funcionamento

Funcionamento do I-See

1. Antes das subidas: arranque.
Quando o I-See sabe que se aproxima uma subida, permite aumentar a velocidade, aproximando-se do limite máximo de velocidade para ganhar ímpeto. O camião pode manter-se mais tempo numa engrenagem mais alta.

2. Nas subidas: evitar a redução de velocidades.
Em subida, o I-See utiliza o conhecimento memorizado para evitar reduções de velocidades desnecessárias em direcção ao topo. O declive é abordado de forma suave, sem desperdiçar combustível com velocidades mais baixas.

3. Nas encostas: manter a calma.
Quando se aproxima de uma descida, o I-See impede acelerações desnecessárias do camião.

4. Antes da descida: sempre a rolar.
Mesmo antes do declive, a linha motriz é temporariamente desengatada, permitindo ao camião rolar. Isso poupa energia e minimiza a necessidade de travar.

5. Nas descidas: travar a tempo.
O I-See sabe quando termina a encosta. Assim, quando ganhar velocidade a descer, pode aplicar suavemente o travão do motor a tempo – em vez de o fazer bruscamente no final – para preparar a topografia seguinte.

6. Nos intervalos: potência adicional.
Quando a uma descida se segue imediatamente uma subida, o I-See destaca-se. Permite que o camião role, ganhando velocidade e ímpeto para subir com menos esforço.