Combustível do Volvo FM
Euro 6 e poupança de combustível

Nesta altura da contagem decrescente para as emissões na Europa, a maioria das pessoas sabe que optimizar um motor Euro 5 para cumprir a norma Euro 6 significa normalmente um aumento considerável do consumo de combustível. O facto de a Volvo estar à altura do desafio sem um aumento significativo é excelente. Ao mesmo tempo, o novo Volvo FM está disponível com duas novas soluções de poupança de combustível – permitindo aos clientes cumprir a norma Euro 6 e poupar combustível.

Astrid Drewsen

Astrid Drewsen é o gestor de produto do grupo motopropulsor responsável pelo novo D11 e D13 compatível com Euro 6. “Em comparação com os antecessores Euro 5, a eficácia de combustível das novas linhas motrizes é praticamente igual, sendo o desempenho e as características de condução idênticas. Isso aplica-se a toda a gama com potências entre 330 e 500 cavalos.”

Limpeza agressiva

O novo Volvo FM cumpre as exigências ambientais mais rigorosas de sempre: as emissões de óxido de azoto foram reduzidas em 80 por cento e as emissões de partículas foram reduzidas em metade. Isso passou a ser possível devido a uma tecnologia de Redução Catalítica Selectiva melhorada e a um sistema de dosagem de Ad Blue mais eficiente. Todos os novos camiões terão de cumprir as novas exigências de emissões a partir de 31 de Dezembro de 2013.

Motor Euro 6 visto de cima

Poupar combustível logo no arranque – com o I-See 

A tecnologia de poupança de combustível recentemente lançada com o novo Volvo FH avançou mais um passo. O I-See pode agora poupar até 5 por cento de combustível – assim que começa a conduzir. Isso é conseguido utilizando informações sobre topografia da estrada para gerir a velocidade e as mudanças de velocidade, permitindo uma eficiência de combustível ideal. Agora estes dados são transferidos automaticamente da base de dados do I-See.

Eficiência de combustível quase igual, desempenho e características de condução idênticas

“Sabe – exactamente – como tirar o máximo partido de uma inclinação ou de um declive. Como tem as inclinações da estrada à sua frente, pode indicar ao motor e à transmissão I-Shift o que fazer para tirar partido da energia cinética. Desta forma, o I-See simula os padrões de condução de um bom motorista”, explica o responsável pelo desenvolvimento do I-See, Anders Eriksson.

Acesso a um banco de poupança de combustível

O I-See consegue registar e carregar dados de inclinações. Isso significa que, caso chegue a uma estrada que ainda não está na base de dados, recolherá e enviará automaticamente os dados para a base de dados. Para que lá estejam na próxima vez – e para que outros utilizadores do I-See os possam utilizar também.

“As principais estradas devem ser mapeadas semanas ou até dias após o lançamento. Assim, todos os camiões com I-See podem começar a poupar combustível de imediato”, diz Anders Eriksson.

Anders ErikssonFuel Advice: nunca deixe de poupar

O programa de Formação de Motoristas da Volvo aperfeiçoa as técnicas de poupança de combustível de motoristas a todos os níveis. Mas para manter as poupanças ao longo do tempo, não há nada melhor do que um acompanhamento contínuo e as sugestões de um consultor pessoal. O gestor de soluções de transporte, Jarkko Aine, descreve o novo serviço Fuel Advice:

“Até agora, apenas as transportadoras de maiores dimensões viram os benefícios de um consultor de combustível pessoal. Mas este serviço funciona como uma subscrição do camião – pelo que é viável em termos económicos para qualquer número de camiões. Após cada análise, é enviado um relatório ao motorista com medidas a seguir. E o consultor de combustível que cria o relatório pode ser contactado se existirem dúvidas.”

O Fuel Advice ajuda a poupar até 5 por cento de combustível e pode ser utilizado para continuar a diminuir as despesas mensais com combustível.

Saiba mais sobre as vantagens do I-See
Saiba mais sobre os motores Volvo económicos
Descubra a nossa poupança de combustível e calcule o que poupa

4
Combustível