Controlo remoto do Volvo FM
Concebido numa cidade com 776 mm de chuva por ano

Para descobrir o que é o novo Comando Remoto do Volvo FM, somos apresentados a um jovem especialista de componentes chamado Markus Olsson. “Esta é a aplicação perfeita em todas as condições climatéricas para carregar e descarregar com frequência, mesmo aqui com a chuva e vento de Gotemburgo”, diz com entusiasmo.

“O controlo remoto foi concebido para tornar a vida do motorista mais fácil e segura”, diz Markus Olsson. “Para além utilizarem o comando para ligar e desligar o motor e subir as rotações, o dispositivo também permite aos motoristas ter controlo total da distribuição da carga pelos eixos. Não precisam de andar de um lado para o outro para verificar o indicador de carga enquanto carregam. Isso é especialmente útil quando estão a trabalhar sozinhos. Apenas têm de fixar a unidade ao cinto e passam a ter um assistente electrónico portátil. E como fornecemos uma interface para plataforma elevatória, o motorista precisa apenas de um dispositivo, em vez de dois.”

Não se pode ir nadar com ele

Controlo remoto que memoriza as cargas

Algumas plataformas de carga são complicadas. Inclinações e superfícies irregulares tornam difícil nivelar o camião. Mas como salienta Markus Olsson, o novo controlo remoto elimina a maior parte da tensão. “O motorista pode utilizar o dispositivo e a suspensão pneumática do Volvo FM para baixar ou elevar o camião e incliná-lo lateral ou longitudinalmente, se Controlo remoto do Volvo FMnecessário. Estes dados podem ser guardados na memória do controlo remoto. Assim, quando o motorista regressar à mesma plataforma, poderá carregar imediatamente as definições. Podem ser memorizadas até cinco definições diferentes.”

O seu dispositivo, à sua maneira

“Para diferentes aplicações do camião, existe um controlo auxiliar com cinco canais digitais. Estes canais permitem ao motorista verificar o estado de uma variedade de indicadores, incluindo ligado/desligado, temperatura, avisos e relatórios de estado, só para mencionar alguns”, diz Markus Olsson.

“Com este controlo remoto, a Volvo permitiu que construtores de superstruturas liguem os dispositivos especiais de que cada motorista precisa”. E o motorista nem sequer precisa de estar no interior ou junto ao camião para utiliza o controlo remoto. “Com o campo de visão livre, utilizei o dispositivo até 100 metros do veículo. Naturalmente, num armazém movimentado, a distância será mais curta”, salienta Markus Olsson.

Sem medo de alturas ou de água

Quando se cria equipamento para motoristas de camiões, resistente é um bom adjectivo para incluir na especificação. Markus explica o que significa resistente para o novo controlo remoto. “É suficientemente resistente para trabalhar com temperaturas extremas, entre -40°C e 85°C. E pode cair numa superfície plana de uma altura de dois metros, continuando a funcionar.”

Mas como reage a nova unidade à água? “Não se pode ir nadar com ele”, conclui Markus com um sorriso, “mas se o utilizar Markus Olssondebaixo de chuva intensa, não terá nada a temer.”

O camião no bolso

“My Truck muda a relação que tenho com o meu camião”, diz o especialista em soluções de transporte, Jarkko Aine. Está a falar de uma nova aplicação para smartphone que permite aos motoristas verificar manómetros como os níveis de combustível, AdBlue e óleo. Mas o que Jarkko Aine pensa poder ser o mais popular é a oportunidade de definir previamente o clima na cabina – onde quer que o motorista esteja. Desta forma, o aquecedor e/ou arrefecedor terão a temperatura ideal à espera do motorista.

“Pode defini-lo de acordo com um calendário semanal ou utilizá-lo sempre que quiser. Pode até utilizá-lo para verificar se trancou e activou o alarme do veículo, caso se costuma esquecer de o fazer”. Jarkko Aine salienta que a aplicação My Truck está actualmente disponível para dispositivos iOS, mas que os Android estão na calha.

Conheça os detalhes sobre o ECS4 e o Work Remote

9
Controlo Remoto