Uma vista maravilhosa faz parte do design

Em eventos para clientes, motoristas e operadores destacaram como a eficiência tem um papel ainda mais fundamental. O novo volante, o tablier e o painel de instrumentos são imediatamente o tema de todas as conversas.

A primeira impressão no interior da cabina é de conforto e funcionalidade. Alguns comentam sobre os subtis melhoramentos do banco do motorista, enquanto as áreas para arrumos melhoradas chamam a atenção de todos.

É importante manter tudo calmo no interior

Planeado para durar

Louise Karlsson e Malin Gabre são planificadores de produtos. Parece adequado falar do design interior da nova cabina com eles aqui – numa sala repleta de luz. Estamos no interior do edifício onde foram construídos os primeiros Volvo.

“Acima de tudo, os motoristas precisam de ter uma boa visibilidade e de estar bem sentados para fazerem um bom trabalho’, começa por dizer Malin Gabre, antes de a colega continuar. “É por isso que trabalhamos afincadamente em termos de visibilidade e alcance: os controlos que estão sempre a ser utilizados devem ser fáceis de alcançar, para motoristas de todos os tamanhos”. Como a cabina do Volvo FMX fica numa posição baixa na cabina, entrar e sair da mesma é relativamente fácil.

Ver o que é preciso ver

O painel de instrumentos coloca informações vitais numa posição em que o motorista as possa ver rapidamente, enquanto controlos menos utilizados estão mais afastados. O Monitor de Informações Secundário está agora integrado no novo painel de instrumentos, sendo anteriormente um modelo retráctil. Louise Karlsson explica a razão para um design puro e limpo: “É importante manter tudo calmo no interior da cabina para que o motorista se possa concentrar no que acontece lá fora. Os motoristas que conduziram o novo camião confirmaram que a visibilidade é agora ainda melhor.”

Os melhores botões nas melhores posições

Muitos melhoramentos técnicos têm origem no recentemente lançado Volvo FH. Como os interruptores flexíveis que permitem ao motorista escolher as funções que estão mais próximas do volante. “Isso permite redispor os interruptores se existir qualquer forma de trabalhar especial que não tenhamos antecipado”, diz Malin Gabre.

Local de trabalho no Volvo FMX

Um só com o volante

Várias funções passaram das hastes para os controlos incorporados no volante. Aí são agrupados de forma lógica de acordo com as funções e facilmente detectáveis pelos dedos. De acordo com Louise Karlsson, o novo design também é bom para braços cansados: “O novo volante tem muitas alternativas de pegas, pelo que os motoristas encontrarão sempre uma confortável. Juntamente com a Direcção Dinâmica Volvo, que retira a tensão da direcção, esta solução melhora realmente a ergonomia para o motorista.”

Louise Karlsson

Um local melhor para trabalhar

“Pensámos muito sobre a cabina em termos de local de trabalho. É o local onde os motoristas passam a maior parte do tempo – e onde guardam todas as suas coisas. Assim, existe um novo espaço para arrumos ao lado do banco do motorista para papelada e um compartimento muito melhor na parte lateral da porta. É espaçoso mas não atrapalha quando se entra e sai da cabina”, diz Malin Gabre.

A nova cabina tem inúmeros detalhes para tornar a vida mais fácil. Como um espaço para arrumos em forma de bebedouro maior no tablier com um suporte para canetas, um espaço para telemóvel e uma tomada USB numa reentrância. “Temos até um porta-garrafas retráctil com espaço suficiente para uma garrafa de 2 litros – para o caso de o motorista ter sede”, acrescenta Malin Gabre.

Pistola de ar do Volvo FMX

Diga adeus à areia e aos resíduos

Outra nova funcionalidade é a pistola de ar, alimentada por ar comprimido vindo do banco. Louise Karlsson explica porque é útil: “É uma forma simples de ter os controlos e o tablier limpo num ambiente normalmente com muito pó. Como não existem soleiras nem extremidades na porta, a sujidade pode ser eliminada pelo ar.”

O interior tem um esquema de cores mais escuras do que no FM. Isso faz com que seja menos sensível a sujidade e manchas. É uma cor castanha escura chamada Raven.

Explore os pormenores do interior da cabina

6
Local de trabalho