A estrada é a direito. Mesmo quando não é.

Trata-se de uma invenção inovadora patenteada que torna a condução mais descontraída e segura. Ajuda a rectificar as várias perturbações que podem ocorrer na faixa em que está a conduzir. O risco de lesões por esforços repetitivos é, portanto, significativamente reduzido. É tudo uma questão de direcção activa. Chamamos-lhe Direcção Dinâmica Volvo. Experimente.

Experimente

Descubra o concessionário Volvo mais perto de si e agende um teste de condução do novo Volvo FMX.

Visite o localizador de concessionários


Mantém a estabilidade na estrada a velocidades elevadas

A velocidades elevadas, cancela perturbações e anula buracos na estrada.

Maior potência a velocidades reduzidas

A baixas velocidades, consegue-se mais capacidade de direcção – até 85% mais de força de direcção. E o volante volta automaticamente à posição neutra.

Marcha-atrás mais simples

A marcha-atrás é mais fácil, porque o volante volta à posição neutra, fica nessa posição e mantém o camião a direito em marcha-atrás.

Menos sensível aos ventos cruzados

A Direcção Dinâmica Volvo reduz as perturbações causadas por ventos cruzados, o que torna a condução mais confortável.

Inclinação média

A Direcção Dinâmica Volvo melhora a estabilidade do percurso durante a condução em estradas com inclinação média.

Ideal para pisos de cascalho

A nova direcção é especialmente adequada para camiões com vários eixos traseiros.





Funcionamento


Instalámos um motor eléctrico na caixa de direcção. O motor é controlado – 2000 vezes por segundo – através das unidades de controlo electrónicas do motor e com binário extra. O binário é progressivo e disponibiliza mais potência à direcção quando necessário, conseguindo uma sensação de direcção predeterminada, independente da carga e dos pneus. Isso resulta numa experiência de condução totalmente diferente – tranquilizadoramente previsível.

Foi desta forma que melhorámos o controlo e o conforto de condução.

A Direcção Dinâmica Volvo é provavelmente a maior inovação desenvolvida após a direcção servo. Mas não se esqueça de todos os outros melhoramentos que fizemos na suspensão e que fazem com que o Volvo FMX tenha uma manobrabilidade cada vez mais semelhante a um automóvel.

Suspensão da cabina confortável

Confortável.

A suspensão da cabina é mais estável e a suspensão do motor foi modificada para reduzir o ruído e as vibrações. O conforto de condução era bom – agora é ainda melhor.

Protege o chassis de forças de torção

Suave.

Estabilizadores novos e reposicionados na suspensão traseira proporcionam menos rolamento estático e evitam a transmissão de movimentos do chassis à cabina. Para além de tornar a condução mais confortável, também poupa o chassis a forças de torção.

Camião com condução estável

Acompanha-o como um cão fiel.

A geometria melhorada da suspensão de molas e pneumática dianteira e uma nova posição da caixa de direcção tornam o camião muito estável.